Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos


Alunos da rede municipal dão show de participação na modalidade atletismo dos jogos escolares



Por Carla Maio
Publicado em 07/06/2024
Editado em 07/06/2024, às 15:42

262 visualizações


Corrida de estafetas, lançamento de costa, salto em distância e salto em altura são as categorias que integram o Atletismo, modalidade que, no contexto dos Jogos Escolares Municipais (JEM) se destaca como a favorita, segundo alunos e professores. Nesta sexta-feira (7), as equipes das escolas da rede municipal deram um show de participação na modalidade, tanto na quadra quanto no ginásio do CEU Paraíso-Alvorada.

Dentre os destaques do dia, a participação dos alunos das classes bilingues da EPG Edson Nunes Malecka foi marcada por grande animação, trabalho em equipe e cooperação entre surdos e ouvintes, principalmente na eletrizante corrida de estafetas.

“A oportunidade de estarem aqui, de conhecerem modalidades diferentes e ter essa vivência fora da escola é muito importante para todos e fundamental para os alunos surdos. A interação com os ouvintes de diferentes escolas permite trocas significativas, o esporte é um facilitador para o desenvolvimento de diversos saberes e novas aprendizagens”, explicou a professora Ana Biggi, enfatizando que um dos diferenciais do JEM é o acesso aos espaços, com respeito à língua e à cultura dos surdos.

Na perspectiva do JEM, o atletismo tem como foco formato pedagógico para o desenvolvimento motor e humano para a descoberta de limites e potencialidades, além de valores essenciais para o convívio social.

A aluna da EPG Manuel Bandeira, Alice Sobreira Gomes Silva, 10, contou a estratégia que utilizou para obter o resultado alcançado na prova de salto em altura. “Segui as orientações do professor, que falou para eu seguir o percurso e, na hora de saltar, encolher as duas pernas, assim eu consegui saltar mais alto e não encostar na trave”, disse a menina, confiante.

A equipe da EPG Jocymara de Falchi Jorge estava atenta ao salto em distância de cada um dos alunos, afinal, recebia melhor pontuação o participante que conseguisse combinar velocidade,  força e agilidade para alcançar a maior distância ao cair. 

“Eu fui muito bem, acho que porque corri bastante e consegui pular bem alto e saltar o mais longe possível”, comemorou o aluno Arthur Justino, 10. É importante lembrar que a realização da modalidade nos jogos escolares é feita de forma adaptada, e ao invés de um banco de areia, os alunos aterrissam em um colchão.

Dentro do ginásio, durante o lançamento de costa, as turmas das EPGs Inez Rizzatto Rodrigues e Elis Regina também se dividiam entre gritos e muita concentração. “Acho que os alunos se saíram muito bem e fizeram exatamente como aprenderam na escola durante as aulas”, vibrou Isael José da Silva, professor de Educação Física das turmas. O educador também reforçou um dos aspectos essenciais do JEM. “O importante não é somente a vitória, a competição em si não é o principal, mas sim vivenciar em espaços públicos aquilo que eles aprendem dentro da escola, além da participação e da diversão”, disse Isael.

A Etapa Regional dos Jogos Escolares Municipais 2024 segue até o dia 21 de junho e reúne a participação de 86 escolas e alunos do ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

Iniciativa da Secretaria de Educação, por meio do Programa Mais Futuro, o JEM 2024 tem como objetivo proporcionar a crianças, jovens e adultos aprendizagens da cultura corporal por meio da educação física, promovendo a formação humana em sua integralidade.

Para saber mais sobre os jogos escolares, clique aqui


Galeria



Assuntos Relacionados

Educação Jogos Escolares Municipais


Outras Notícias