Por Danielle Andrade
Publicado em 17/06/2024
Editado em 02/07/2024, às 10:56
Os professores bilíngues de surdos da rede municipal tiveram a oportunidade de conhecer o Centro de Educação para Surdos Rio Branco (CES), em Cotia, nos dias 6 e 13 de junho. A visita formativa teve como objetivo a atualização constante para o desenvolvimento profissional e a troca de experiências, além do fortalecimento da educação bilíngue de crianças surdas em todas as suas dimensões.
A formação foi destinada aos professores de surdos que atuam nas classes bilíngues, no programa educacional bilíngue com bebês surdos e na escolarização bilíngue de educandos surdos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) das Escolas da Prefeitura de Guarulhos e no curso de português como segunda língua para surdos do Cemear.
Os integrantes da equipe de programas bilíngues para surdos da Secretaria de Educação puderam conhecer e compreender como a instituição atua no atendimento de crianças e jovens surdos de forma inovadora. Desde a década de 1970, sempre atento ao respeito às diferenças e com a efetiva inclusão da minoria surda na sociedade majoritariamente ouvinte, o CES buscou continuamente melhorar e inovar seu processo de escolarização das crianças surdas, além de outros segmentos como eventos científicos, formação de profissionais e parcerias socioculturais.
O CES Rio Branco oferece uma educação pautada na filosofia bilíngue e multicultural que compreende a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como a língua primeira ou materna e a língua portuguesa, em sua modalidade escrita, como segunda língua.
“As formações contemplam o desenvolvimento de competências pedagógicas acerca de conhecimentos teóricos e práticos sobre a composição do planejamento e dos registros escolares, das metodologias de ensino em relação às diferentes áreas do conhecimento, com destaque para Libras e a língua portuguesa escrita no processo de avaliação da aprendizagem, da educação do entorno para a interculturalidade e do plurilinguismo, entre outros”, explica Rafael Miguel, coordenador de Programas Educacionais da Divisão de Diversidade e Inclusão de Guarulhos.
Formação permanente
A formação continuada de professores bilíngues é fundamental para garantir uma educação de qualidade e promover o desenvolvimento integral dos educandos surdos. Neste sentido, desde 2022 a formação dos professores bilíngues tem seguido a mesma concepção da formação dos demais professores da rede municipal.
Em 2024, as ações formativas foram norteadas pelo currículo escolar no que diz respeito à garantia dos direitos de aprendizagem dos educandos e à prática pedagógica. Esses enfoques, combinados com as perspectivas da educação bilíngue para surdos, têm contribuído para a criação de um espaço de reflexão, colaboração, troca de experiências, aprimoramento vocabular e linguístico e implementação de novas metodologias e abordagens educativas entre os educadores, resultando em uma efetiva mudança nos processos de aprendizagem dos educandos surdos.