Por Carla Maio
Publicado em 03/07/2024
Editado em 05/07/2024, às 11:53
Reconhecer e valorizar a diversidade e a singularidade das crianças, relacionando aprendizagens e características de cada turma foi um dos objetivos do encontro do Conselho Participativo de Classe e Ciclo (CPCC) realizado na última terça-feira (2), na EPG Rogério Damião de Freitas, em Cumbica. A partir do tema “Os biomas brasileiros e os nossos educandos. Um novo olhar sobre a nossa rica biodiversidade", o encontro contou com palestra do biólogo e mestre em geoprocessamento Marcus Vinícius Oliveira, coordenador de programas educacionais do Cemea Parque Chico Mendes.
Por meio de abordagens da obra Bosques dos Biomas, de autoria do palestrante, o CPCC propôs a observação da biodiversidade existente no país e a relação com as turmas da unidade escolar, a partir de alguns questionamentos: quais biomas temos em nossa escola? Como podemos, por meio da natureza, compreender melhor a natureza dos nossos alunos e realizar uma aprendizagem mais significativa e prazerosa?
“Dizer que crianças podem ser consideradas um bioma é uma metáfora interessante e criativa para descrever a diversidade e a riqueza de experiências que elas trazem consigo e ajudam os docentes a compreender a importância dessas singularidades”, explicou a coordenadora pedagógica Rosângela Augusta da Silva.
Diante de diferentes biomas propostos por Marcus Vinícius Oliveira em sua obra, é possível observar no ambiente escolar a complexidade de interações sociais, no qual as crianças aprendem e se desenvolvem em uma rede complexa de interações.
“O palestrante nos trouxe informações ricas sobre a biodiversidade e beleza da vida na Terra, inspirando mais que o cuidado e respeito com a natureza, mas também a observação dos educandos como um bioma de potencialidades, interesses e talentos”, pontuou a professora Maria José dos Santos.
Dentre as atividades propostas pela gestão para o encontro do CPCC na EPG Rogério Damião de Freitas, os participantes realizaram ainda o plantio de mudas de árvores Murici, Pequi, Araticum, Pau Brasil e Umbu na área externa da escola, espécies encontradas em diferentes regiões do país.
“Tive o privilégio de conhecer uma equipe muito participativa e acolhedora. Tivemos uma manhã cheia de risadas, reflexões, de conhecimento e de trocas de experiências muito significativas”, enfatizou Marcus Vinicius.