Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos


Projeto Jornalismo: alunos da EPG Celso Furtado criam canais de divulgação das ações de sustentabilidade da unidade



Por Carla Maio
Publicado em 28/10/2024
Editado em 28/10/2024, às 11:09

481 visualizações


Diante da necessidade de debater e encontrar soluções para alguns dos mais preocupantes problemas ambientais, alunos dos 5º anos da EPG Celso Furtado, na região de Bonsucesso, colocaram a mão na massa e ganharam voz com a criação de dois veículos de comunicação para o Projeto Jornalismo: o podcast PodCelso e o Jornal Celso Furtado.

Sob a orientação do professor de Artes Edmilson Ávila, os alunos se reuniram durante as aulas-projeto para idealizar a criação do jornal e do podcast, ambos dedicados a temáticas ambientais abordadas em inúmeras iniciativas e práticas escolares, relacionadas ao projeto Sustentabilidade - Adquirindo Valores para Mudar o Mundo.

Dentre tais ações, o jornal e o podcast abordam temas essenciais como reciclagem e os 5 Rs (Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recusar), a importância da horta escolar e o combate ao desperdício de alimentos. 

“Os alunos se dividiram em diferentes funções para elaborar o conteúdo, uns fizeram os registros fotográficos, outros os textos, teve a turma que ficou responsável pelas entrevistas e houve ainda aqueles que participaram das gravações dos episódios do podcast”, explica Edmilson.

Para o educador, o grande diferencial desse trabalho é a oportunidade de ler e ouvir conteúdo informativo, originalmente criado por jovens com mentes engajadas e inspiradoras, que compartilham suas ideias para um mundo melhor. 

“Esse projeto foi realizado em parceria com a professora de inglês, Márcia Nagy, que trabalhou com os alunos palavras e frases em inglês relacionadas ao projeto. Além disso, o apoio das professoras dos 5º anos foi primordial, pois elas auxiliaram com ideias e troca de informações sobre os alunos para que eu pudesse conduzir melhor as propostas. O projeto resultou em muitas mãos ajudando sem esquecer, é claro, do apoio da equipe gestora, que o abraçou e permitiu que ele acontecesse”, comemora Edmilson.

O primeiro podcast sustentável de Guarulhos

Não há exagero em afirmar que o PodCelso é o primeiro podcast com temática sustentável de Guarulhos. Ao todo, são quatro episódios, disponíveis pelo canal da EPG Celso Furtado no YouTube. Para ouvir os episódios do PodCelso, clique aqui. https://www.youtube.com/@epgcelsofurtado2522

Assim que o professor Edmilson explicou o projeto Jornalismo para os alunos e os comunicou que eles deveriam se dividir em grupos para cuidar das funções de produção textual, repórteres, fotógrafos e locutor, o aluno Davi Lucas da Silva ficou interessado em participar do conteúdo em áudio. 

“O podcast veio logo a minha mente, achei que essa seria a chance de falar sobre a escola, os projetos, as colheitas e a reciclagem, e também sobre o Programa Lixo Zero, que a escola está quase conquistando”, disse Davi, mostrando desenvoltura para falar sobre diferentes projetos. 

Transformando alunos em formadores de opinião


Nesse projeto centrado em pensar a comunicação a partir do objetivo de divulgar as ações de sustentabilidade da escola, o biodigestor conquistado por meio do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) também não ficou de fora. O equipamento, que converte os resíduos para a produção de composto orgânico, dentre outros, já impactou positivamente a alimentação dos alunos, que agora comem alfaces direto da horta da escola.

Para a criação do primeiro exemplar do Jornal do Celso Furtado, a aluna Flávia Cardoso do Nascimento explicou que a escolha de pessoas para serem entrevistadas partiu do próprio grupo e que o professor Edmilson os ajudou a elaborar as perguntas. “Todas as pessoas podiam participar das entrevistas, porque todo mundo da escola sabe dos projetos que são feitos aqui, contou a aluna, explicando que entrevistou a Assistente de Gestão Escolar Jennyfer Oliveira Manssini Monte.

A aluna Alicia Medeiros Paulino conta entusiasmada que entrevistou a diretora da unidade, Rita Xavier. Ela também contou que a diretora estava muito contente com os resultados alcançados pelos projetos, principalmente em relação ao biodigestor.

“Fiquei muito satisfeita com a resposta da diretora Rita, foi uma experiência incrível e diferente, ia ser muito bom se esse o projeto Jornalismo acontecesse mais vezes com a gente e com os outros alunos da escola”, disse Alícia.

Para colaborar com o Jornal Celso Furtado, o aluno Miguel Valentino Costa elaborou o artigo A Reciclagem, no qual aborda a correta destinação de materiais e os benefícios dessa prática para o meio ambiente. “Escolhi esse tema para escrever o artigo porque tinha muitas ideias sobre o assunto, acho que é importante falar sobre isso, mostrar o quanto podemos ajudar tanto a escola quanto o mundo inteiro”.


Além de uma crônica sobre os cinco Rs e de fotos para o jornal, o aluno Matheus Machado também entrevistou a coordenadora pedagógica Letícia Alves da Silva. “A coordenadora Letícia acredita que os projetos de sustentabilidade da escola são excelentes porque ajudaram os alunos a saber mais sobre reciclagem, alimentação saudável, a evitar desperdícios e a cuidar melhor do ambiente onde estudamos”, disse Matheus.

O aluno Pedro Roldão Brito ficou responsável pelo registro de imagens que, combinadas aos textos das entrevistas e artigos, deram vida ao Jornal Celso Furtado. “Usei o celular para fazer fotos da colheita das alfaces na horta da escola e das entrevistas. Quis mostrar imagens que representassem o que estava acontecendo naquele momento, para despertar o interesse dos leitores”, explicou o pequeno fotógrafo, pensando na possibilidade de, um dia, tornar-se profissional.

“Os alunos puderam desenvolver e aprimorar suas habilidades em comunicação verbal e escrita, autoconfiança, trabalho em equipe, desenvolvimento da criatividade, capacidade crítica ao pesquisar e discutir sobre as ações que temos aqui na escola, além da diversão e prazer em compartilhar a divulgação de todo o trabalho realizado”, observa a coordenadora pedagógica Ana Paula de Nóbrega, parceira de Letícia na coordenação.

Os resultados desse processo investigativo são parte do conteúdo do Jornal Celso Furtado, disponível para leitura clicando aqui.





Outras Notícias