Por Carla Maio
Publicado em 13/11/2024
Editado em 14/11/2024, às 9:18
Professores de Língua e Cultura Inglesa, Língua Espanhola e professores bilingues de surdos (Libras/Língua Portuguesa) que atuam nos espaços educacionais da rede municipal participaram do encontro formativo PDPI e Encontro de Práticas 2024, evento que aconteceu no último dia 11, no Centro Municipal de Educação Adamastor.
O encontro, que marcou o encerramento do ciclo de formação permanente de 2024, foi dividido em duas etapas. No primeiro momento, os professores de Língua e Cultura Inglesa Aline Carneiro, Daniel Martins, Rita Alencar e Rosângela Margotti, que participaram do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa (PDPI) em Missouri State University e Ohio Università, nos Estados Unidos, compartilharam suas experiências, relatando os aprendizados durante o programa.
Esse momento trouxe à tona insights valiosos sobre estratégias de ensino, abordagens culturais e novas metodologias aplicadas em sala de aula, gerando discussões enriquecedoras entre os participantes.
No segundo momento os professores participaram da atividade Rotação por Estações, um formato interativo e dinâmico de troca de conhecimento e práticas entre os pares.
Para essa atividade foram convidados os professores Lenilva Gomes e Meiry Akemy, Aline Carneiro e Aretê Azevedo, Douglas Oliveira, Sérgio Corsisni, Simone Thomaz, Daniela Parra, Viviane Carvalho e Daniel Martins, que apresentaram práticas desenvolvidas com seus alunos nas escolas s CEUs, evidenciando metodologias inovadoras que despertam o interesse e envolvimento no aprendizado de línguas, trazendo também a parceria entre professores da sala bilíngue de surdos com as demais áreas.
Os professores convidados apresentaram diferentes estratégias, utilizando linguagens como vídeos, roda de conversa, uso das tecnologias, abordando diferentes temas em cada estação.
A dinâmica de rotação por estações possibilitou aos presentes uma imersão em diferentes abordagens e temas, com a oportunidade de dialogar diretamente com os apresentadores, discutindo estratégias e trocando experiências.
Ao trazer a temática do PDPI, o Encontro de Práticas 2024 reforça o compromisso de Guarulhos com a formação continuada dos professores e a melhoria da qualidade do ensino. Com formações como essa, a Secretaria de Educação busca inspirar e capacitar cada vez mais seus professores, visando um ensino de línguas mais inclusivo, dinâmico e alinhado às demandas contemporâneas de nossas crianças da rede pública municipal.