Por Carla Maio
Publicado em 28/11/2024
Editado em 29/11/2024, às 12:30
Alunos do 5º ano da EPG Carlos Drummond de Andrade, no Jardim São João, e do 3°, 4° e 5° ano da EPG Sebastião Luiz da Fonseca, na Cidade Soberana, participaram da atividade Paleta da Identidade, iniciativa para a elaboração de autorretratos a partir da diversidade de cores de pele existente no Brasil. A atividade artística, proposta pela professora de artes Marina Koga, teve como objetivo levar o grupo a descobrir por meio da mistura de cores sua verdadeira cor de pele.
Além do trabalho artístico, a elaboração dos autorretratos abordou a diversidade cultural que caracteriza os brasileiros. “A proposta celebra essa riqueza. Provocar um debate essencial sobre identidade e representatividade fortalece a autoestima e favorece ações de respeito às diferenças e o combate ao racismo”, explicou a educadora.
Marina contou ainda que o planejamento da proposta teve como base os trabalhos das artistas Angélica Dass, com a obra Humanae, e Adriana Varejão, com Cores Polvo. A artista e fotógrafa Angélica Dass fez um trabalho com 400 voluntários de 20 países para registrar seus tons de pele.
Já Adriana Varejão produziu, para o foyer do teatro do Sesc Guarulhos, Cores Polvo, um grande painel formado por círculos cromáticos que nos oferecem leituras dos diversos tons de pele das populações brasileiras.
O processo
Nesse processo, Marina contou que as crianças utilizaram um espelho para elaborar seus autorretratos. Em seguida, elas encontraram seus tons de pele por meio da mistura de cores e pintaram o autorretrato. As obras receberam ainda pintura de fundo e contorno.
Depois de tudo pronto, a professora Marina apresentou as obras das artistas de referência. “Quando eles terminaram o trabalho mostrei o vídeo do programa Saberes em Casa que a equipe da Secretaria de Educação sugeriu sobre a obra Humanae e apresentei a pintura feita por Adriana Varejão no Sesc Guarulhos”, contou.
Para finalizar, elas dividiram o autorretrato em quatro partes e montaram novos autorretratos com partes dos rostos de outros colegas. O resultado, surpreendente, é uma profusão de cores.