Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos


EPG Álvares de Azevedo inicia projeto esportivo para 650 alunos do ensino fundamental de Guarulhos



Por Carla Maio
Publicado em 17/02/2025
Editado em 17/02/2025, às 9:46

487 visualizações


Práticas esportivas desenvolvidas com movimento, união, colaboração entre as equipes e muita alegria. Alunos da EPG Álvares de Azevedo, em Cumbica, tiveram uma manhã de muita diversão, ludicidade e aprendizado nesta sexta-feira (14) durante evento de inauguração do projeto Rede de Núcleos do Instituto Esporte e Educação (IEE).

No lançamento do programa, que vai atender cerca de 650 alunos do ensino fundamental, a escola recebeu a visita da medalhista olímpica Ana Moser, fundadora do IEE, e de representantes da empresa Baruel, apoiadora do núcleo.

“As práticas esportivas e o livre brincar propostos pelo instituto têm relação com aquilo que os professores estão trabalhando com as turmas, as aprendizagens e saberes que estão sendo priorizados, uma diversidade de atividades que focam no desenvolvimento de funções executivas, cognitivas, aprendizagem e motricidade”, explicou a vice-diretora Taís Carenzi.

Em formato de rodízio, as crianças participaram de um circuito de brincadeiras, pularam corda, simularam o voo de um paraquedas, testaram sua concentração na estação multijogos e gastaram muita energia no futebol e na corrida. “Todas as crianças tinham que participar dessas brincadeiras, não só aqui na escola, mas também em casa. Isso deixa a gente mais feliz e evita perder tanto tempo no celular”, disse a aluna Gabriela Vitória Moreira Silva, de nove anos.

As alunas Melissa Alves, 9, Rayara Silva, 10, e Emilly Leite, 10, ficaram surpresas com a visita da ex-jogadora Ana Moser. “Quando eu crescer também quero ser jogadora de vôlei como você”, disse Rayara, contando à esportista que pratica esportes no CEU Ottawa-Uirapuru, complexo ao lado da escola.


De acordo com a coordenadora pedagógica da EPG Álvares de Azevedo, Alethéia Obata Kawabuchi, o currículo da rede municipal enfatiza as práticas esportivas como forma de socialização, favoráveis à boa saúde física e mental. “O currículo aborda a educação integral e integrada em todos os sentidos da vida da criança. O que nos atraiu nesse projeto é o modo como ele aborda a questão da motricidade e do desenvolvimento cognitivo atrelado à atividade física”, enfatizou a coordenadora.

A metodologia do projeto, alinhada ao currículo da rede, é baseada, segundo Alethéia, nos princípios de inclusão, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral e autonomia. 

Durante a programação semanal de atendimentos do projeto Rede de Núcleos na EPG Álvares de Azevedo, que acontece de terça a sexta-feira, os alunos terão acesso a aulas de esporte educacional desenvolvidas pelos profissionais do IEE. Além das atividades esportivas, os estudantes participam de festivais e competições, projetos culturais e comunitários.

Galeria




Outras Notícias