Por Carla Maio
Publicado em 17/02/2025
Editado em 17/02/2025, às 9:46
Práticas esportivas desenvolvidas com movimento, união, colaboração entre as equipes e muita alegria. Alunos da EPG Álvares de Azevedo, em Cumbica, tiveram uma manhã de muita diversão, ludicidade e aprendizado nesta sexta-feira (14) durante evento de inauguração do projeto Rede de Núcleos do Instituto Esporte e Educação (IEE).
No lançamento do programa, que vai atender cerca de 650 alunos do ensino fundamental, a escola recebeu a visita da medalhista olímpica Ana Moser, fundadora do IEE, e de representantes da empresa Baruel, apoiadora do núcleo.
“As práticas esportivas e o livre brincar propostos pelo instituto têm relação com aquilo que os professores estão trabalhando com as turmas, as aprendizagens e saberes que estão sendo priorizados, uma diversidade de atividades que focam no desenvolvimento de funções executivas, cognitivas, aprendizagem e motricidade”, explicou a vice-diretora Taís Carenzi.
Em formato de rodízio, as crianças participaram de um circuito de brincadeiras, pularam corda, simularam o voo de um paraquedas, testaram sua concentração na estação multijogos e gastaram muita energia no futebol e na corrida. “Todas as crianças tinham que participar dessas brincadeiras, não só aqui na escola, mas também em casa. Isso deixa a gente mais feliz e evita perder tanto tempo no celular”, disse a aluna Gabriela Vitória Moreira Silva, de nove anos.
As alunas Melissa Alves, 9, Rayara Silva, 10, e Emilly Leite, 10, ficaram surpresas com a visita da ex-jogadora Ana Moser. “Quando eu crescer também quero ser jogadora de vôlei como você”, disse Rayara, contando à esportista que pratica esportes no CEU Ottawa-Uirapuru, complexo ao lado da escola.
De acordo com a coordenadora pedagógica da EPG Álvares de Azevedo, Alethéia Obata Kawabuchi, o currículo da rede municipal enfatiza as práticas esportivas como forma de socialização, favoráveis à boa saúde física e mental. “O currículo aborda a educação integral e integrada em todos os sentidos da vida da criança. O que nos atraiu nesse projeto é o modo como ele aborda a questão da motricidade e do desenvolvimento cognitivo atrelado à atividade física”, enfatizou a coordenadora.
A metodologia do projeto, alinhada ao currículo da rede, é baseada, segundo Alethéia, nos princípios de inclusão, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral e autonomia.
Durante a programação semanal de atendimentos do projeto Rede de Núcleos na EPG Álvares de Azevedo, que acontece de terça a sexta-feira, os alunos terão acesso a aulas de esporte educacional desenvolvidas pelos profissionais do IEE. Além das atividades esportivas, os estudantes participam de festivais e competições, projetos culturais e comunitários.