Por Carla Maio
Publicado em 22/04/2025
Editado em 25/04/2025, às 17:16
A EPG Tizuko Sakamoto, no Conjunto Marcos Freire, recebeu na última quinta-feira (17), visita da psicóloga Cleusa Sakamoto, filha da patrona da escola Tizuko Sakamoto. Em um momento repleto de emoção, Cleusa conversou com os educandos, pais, supervisão e equipe escolar, que puderam desfrutar de sua presença e conhecer um pouco mais sobre a história daquela que deu nome à unidade escolar. O encontro foi acompanhado pela subsecretária de Educação, Minea Fratelli, e as supervisoras escolares Márcia Ota e Melissa Gomes.
Cleusa presenteou a equipe com um vaso de orquídeas, as preferidas de sua mãe. A escola também recebeu de presente uma pintura de perfil de Tizuko Sakamoto em substituição da imagem antiga.
Depois de uma apresentação da turma do maternal, Cleusa contou como a mãe era empática, amável e alegre. Ao conhecer o espaço escolar, ficou encantada com o ambiente equipado e aconchegante e elogiou a união da equipe, de acordo com ela, “muito unida como uma família”. Muito preocupada com o outro, Tizuko gostava de ensinar, chegando a fazer um dicionário para uma criança japonesa em uma escola brasileira, no intuito de facilitar a sua adaptação. Tizuko também ensinava crochê.
Em 1993 foi criada a Creche do Conjunto Marcos Freire. A escola só passou a ser denominada EPG Tizuko Sakamoto em 1996. No bate-papo, Cleusa explicou a origem da palavra Tizuko, pois no Japão os nomes têm significados. Em relação ao nome Tizuko, o significado é de Cidade, o que remete a ideia de muitas pessoas juntas, comunidade, semelhante à organização de uma escola.