Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos


Prefeitura de Guarulhos se destaca na 7ª edição do Congresso Brasileiro de Alfabetização



Por Carla Maio
Publicado em 30/07/2025
Editado em 01/08/2025, às 16:00

502 visualizações



A Secretaria de Educação apresentou as experiências exitosas de Guarulhos em dois programas municipais de formação continuada, o Leei (Leitura e Escrita na Educação Infantil) e o Leia (Leitura, Emancipação, Interação e Alfabetização), no ConBalf (Congresso Brasileiro de Alfabetização), evento realizado entre os dias 21 e 23 de julho nos campi da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na Vila Clementino. Em sua 7ª edição, o ConBalf trouxe como tema "Interfaces entre políticas públicas, pesquisas e a sala de aula".

As sessões de comunicação oral sobre os impactos de políticas públicas voltadas para a alfabetização em sala de aula contaram com apresentações que fomentaram o tema em todo o território brasileiro a partir da troca de experiências com profissionais de outras regiões.

No espaço, o trabalho intitulado "Leitura na Infância e a experiência do Leei na rede municipal de Guarulhos", apresentado pelas coordenadoras de Programas Educacionais Andressa Carla Reis, Camila Zentner e Thatiane Melguinha, abordou o modo como o programa afetou a política de formação continuada de professoras desta modalidade a partir de sua implementação e as modificações de práticas educativas dos professores cursistas diante das orientações desse percurso formativo.


"O Leei direcionou os holofotes para a educação infantil, bem como para a necessidade incontestável de valorização dessa etapa tão importante da vida escolar das crianças", explicou Andressa. As formadoras ressaltaram ainda a importância dada no âmbito acadêmico e a visibilidade positiva da organização e dos desdobramentos do Leei em Guarulhos. "O Leei possibilitou um processo de descoberta e reinvenção pessoal e profissional tanto das cursistas quanto das formadoras", disse Camila.

Com relação à formação inicial e continuada de professores, o relato de experiência das formadoras Jociene Peixoto, Gabriela Ardel Silva e Girlane Maria da Silva sobre o programa Leia tratou de sua criação em 2020, com a publicação da lei 7.685, e compartilhou as mudanças no modelo de formação e acompanhamento de professores de 1º e 2º ano, que hoje está organizado em polos distribuídos por diferentes regiões da cidade. 

Além disso, a equipe da Secretaria da Educação apresentou alguns resultados sobre os avanços em relação à aquisição da base alfabética e abordou a organização dos encontros presenciais, que propõem o estreitamento do vínculo com os educadores e as atividades permanentes.



Assuntos Relacionados

Currículo Educação


Outras Notícias