Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos


Encontro aborda o ensino da história e cultura dos povos indígenas, quilombolas e ribeirinhas do Amazonas



Por Carla Maio
Publicado em 14/08/2025
Editado em 14/08/2025, às 14:15

160 visualizações


Professores-coordenadores pedagógicos da rede municipal participaram na manhã desta quarta-feira (13) de formação da programação do 18º Encontro dos Povos Indígenas de Guarulhos. O encontro, programado pelo Sesc Guarulhos, foi promovido em parceria com o Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (DOEP) da Secretaria de Educação com o objetivo de sensibilizar os profissionais da educação sobre a importância de conectar as realidades da Amazônia com as vivências dos educadores e alunos em diferentes regiões do Brasil.

O evento contou com a palestra A Jornada Amazônia das Crianças, com o Prof. Dr. Zysman Neiman, Cátedra Sustentabilidade da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), órgão da reitoria que coordena várias ações focadas no tema sustentabilidade em todas as suas dimensões, ambiental, humana, econômica e social.

Por meio de imagens do fotógrafo Araquém Alcântara, textos do jornalista Morris Kachani e ilustrações de Angelo Abu, publicadas no livro Amazônia das Crianças, Neiman promoveu uma experiência graciosa e única aos coordenadores pedagógicos, desmistificando a ideia de que a Amazônia é um lugar distante e diferente, e possibilitou a ampliação de saberes e abordagens pedagógicas de caráter interdisciplinar.

“A ideia do encontro é perceber que as realidades, apesar de amazônicas, são replicadas em qualquer espaço ou território onde as escolas estão inseridas, pois as situações e as infâncias são as mesmas, conforme demonstrado no livro. Então a ideia é justamente mostrar as similaridades entre lá e aqui, para que as pessoas percebam que não é um outro mundo, é só um mundo que tem realidades parecidas, acontecendo em outro território, em outro local”, explicou o palestrante.

A partir do livro, que traz histórias contadas por 15 crianças de regiões como Mato Grosso, Pará, Acre, Amapá e Amazonas, o palestrante abordou perspectivas de ressignificação da forma urbana de compreender o modo de vida e o lugar da infância dos povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos. A cada história, o livro traz ainda temas contemporâneos transversais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que podem ser trabalhados com crianças de diversas regiões a partir da leitura dos capítulos. Para conhecer o livro Amazônia das Crianças e o Guia de Navegação desenvolvido especialmente para professores como material de educação ambiental complementar, acesse https://share.google/vKmRZOhDLEsEWz15a.   

O encontro formativo no Sesc Guarulhos é uma iniciativa que objetiva fortalecer o reconhecimento da história e da cultura indígena, conforme a Lei 11.645/08, além de celebrar o Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado no último dia 9 de agosto, marco na luta dos povos originários por visibilidade e reparação. Para mais informações, acesse https://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/siseduc/portal/site/listar/categoria/34/. 

Galeria




Outras Notícias