Por Carla Maio
Publicado em 20/08/2025
Editado em 20/08/2025, às 17:00
Proporcionar uma experiência autêntica sobre a temática da violência doméstica é um dos objetivos do projeto Vozes do Silêncio, que, na próxima segunda-feira (25), às 15h, promoverá uma roda de conversa com a escritora guarulhense Edilaine Soares, no CEU Presidente Dutra. A iniciativa vai ao encontro das ações do Agosto Lilás, que, em 2025, celebra 19 anos da Lei Maria da Penha, um marco na proteção das mulheres contra a violência doméstica.
O projeto, que até outubro circulará por diferentes espaços públicos da cidade, pretende ajudar mulheres a reconhecerem os sinais de abuso, denunciar e, finalmente, se libertar. Para tanto, Edilaine Soares parte dos contos de seu novo livro, A Violência Nossa de Cada Dia – Quando o Amor Vira Abuso, para fomentar a leitura entre mulheres em situação de vulnerabilidade e promover debates sobre o uso da literatura como ferramenta terapêutica.
“O projeto surgiu da vontade de enriquecer e promover a literatura nas comunidades periféricas, focando em um tema de extrema relevância”, explicou a escritora. De acordo com Edilaine, as rodas de conversa serão especialmente voltadas para mulheres em situação de vulnerabilidade, incluindo aquelas com deficiência, oferecendo um espaço acolhedor e de reflexão.
Em julho, a Biblioteca Monteiro Lobato, no Centro, recebeu o evento de lançamento do livro A Violência Nossa de Cada Dia – Quando o Amor Vira Abuso, uma coletânea de contos. Desde então, a escritora vem circulando com a obra por diferentes espaços literários, como a Flipei, a Steamcon Paranapiacaba, a Feira do Livro de São Paulo, no Pacaembu, e a Bienal de Taboão da Serra, entre outros.
Vozes do Silêncio é um projeto aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura de Guarulhos (FunCultura), com recursos federais da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab).
Para mais informações sobre o projeto, siga o perfil da escritora no Instagram: @poesiadoslivros.