Por Danielle Andrade
Publicado em 28/08/2025
Editado em 28/08/2025, às 16:47
Com objetivo de reconhecer, respeitar e valorizar a diversidade humana, alunos do Estágio I da EPG Faustino Ramalho, no Recreio São Jorge, produziram um jornal temático sobre inclusão, com destaque para a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O projeto mostrou que é possível quebrar barreiras, derrubar preconceitos e construir uma escola e uma sociedade mais inclusivas.
Com base no planejamento pedagógico, foram desenvolvidas atividades que promoveram a conscientização, a empatia e o fortalecimento de vínculos por meio de diálogos, dinâmicas e momentos de convivência. A professora do Estágio I Luana Martins e a estagiária Bárbara Gomes tiveram a ideia de elaborar um jornal colocando como protagonistas as próprias crianças da escola, especialmente os alunos autistas.
Os alunos foram conhecer jornais e revistas e foi explicado o que seria a campanha da semana, um conteúdo que se transformaria em notícia, com um painel para o trabalho. A turma foi ao berçário para conhecer a Alice, bebê com perda auditiva severa que se comunica com alguns sinais, e também visitou o maternal, onde conheceram o Arthur, que tem paralisia cerebral, e ainda ocorreu um bate-papo sobre o assunto com o professor Kleyber Castro.
A turma também brincou de pega-pega sentado e cabra cega para as crianças reconhecerem os colegas com os olhos vendados, além de vivências em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Em cada etapa do projeto, os alunos participaram com muito entusiasmo.
O objetivo da iniciativa foi conscientizar os educandos e a comunidade, fazendo a inclusão acontecer de verdade, pois todos fazem parte importante no contexto escolar, não definidos por um diagnóstico. O projeto teve a colaboração fundamental das famílias, que autorizaram a participação e exposição das histórias das crianças no jornal, além do apoio da equipe gestora.
No final do projeto, as crianças se encantaram ao ver o jornal pronto. A experiência garantiu a inclusão não só na construção do gênero textual jornal, mas também no cotidiano da turma, com a evolução dos alunos autistas e o interesse dos pais sobre o tema quando o jornal foi fixado o painel na escola. O trabalho reforçou o respeito às diferenças, o olhar atento às necessidades individuais e o compromisso coletivo, aspectos que vão além das práticas pedagógicas e envolvem mudança de mentalidade, sensibilidade e disposição para aprender continuamente.
Confira o jornal aqui.