Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos


Cine Memória exibe o documentário Crônica da Demolição



Por Carla Maio
Publicado em 23/10/2017
Editado em 24/01/2020, às 14:04

395 visualizações

No próximo sábado 28 de outubro, às 15 horas, o Cine Memória exibirá uma nova sessão do documentário Crônica da Demolição (Brasil, 2017, 1h29 minutos), do diretor Eduardo Ades (A Dama do Estácio), que faz sua estreia em longa-metragem. Iniciativa da Secel – Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, a exibição acontece no Arquivo Histórico Municipal de Guarulhos, localizado nas dependências do Adamastor Centro.  A entrada é gratuita e a classificação, livre.

Recentemente exibido na 19ª edição da mostra competitiva da Première Brasil, do Festival do Rio de Janeiro, o documentário investiga a demolição do Palácio Monroe, na década de 70, revelando os jogos de poder existentes por trás dessa decisão.

Após a exibição, o público participante dedica cerca de 60 minutos para análises e debates, contemplando o processo histórico abordado, o tratamento dado ao tema e as possíveis aproximações com a análise histórica propriamente dita.

O Projeto Cine Memória consiste na projeção e discussão de filmes, visando o debate e discussões sobre o modo como as sociedades se organizam. Nesse sentido, as exibições priorizam filmes e documentários que enfatizam a importância dos documentos e da memória para o entendimento dos fatos históricos.

 

Sobre o documentário

Em 1976, no Rio de Janeiro, o Palácio Monroe foi demolido e em seu lugar foi construída a Praça Mahatma Gandhi, na Cinelândia. Antiga sede da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, em momentos distintos, o local foi alvo de uma intensa campanha difamatória sob a alegação de que trazia prejuízos estéticos à área. 

 

Serviço:

Projeto Cine Memória
Documentário: Crônica da Demolição
Data: 28 de outubro
Horário: 15 horas
Arquivo Histórico Municipal de Guarulhos
Av. Monteiro Lobato, 734 – Macedo
Entrada gratuita
Classificação livre


 




Outras Notícias