Temática:
Ambiental
Recurso(s):
Reciclagem
Reciclados
Livros didáticos
Agenda 2030
Resíduos para reciclagem
Computadores
Autor(es): Juliana Alves de Melo
Colaborador(es):
Escola: EPG MANUEL BANDEIRA
Justificativa (elaboradas pelas crianças):
“Porque a fumaça é tóxica e um animal ou pessoa pode morrer”.
“Para não jogar lixo na rua”.
“Porque é interessante e tem tecnologia”.
O tema do projeto da escola - “A Humanidade e suas tecnologias” - oferece diversas possibilidades de exploração. Nós, do 1°A, motivados por uma atividade paralela, votamos em nos aprofundar nas questões referentes ao meio ambiente, dada a necessidade urgente de mudarmos nosso olhar sobre os nossos hábitos, que muitas vezes não levam em consideração a manutenção de vida saudável ao nosso planeta e, principalmente, ao nosso redor, iniciando em nossa própria casa, escola e comunidade.
Objetivos:
Conscientizar todos e todas da escola sobre nossa responsabilidade com o Meio Ambiente, de modo a construir uma escola sustentável;
Ultrapassar os muros da escola com estas ações, levando nossos novos hábitos para a comunidade;
Desenvolver uma “Eco-Escola”.
Metodologia:
Vídeos explicativos (3 R’s, produção de lixo, etc.), produção de texto coletivo, jogos, leitura e construção de textos informativos;
Confecção de cartaz para Sarau;
Apresentação da pesquisa para Est’s I e II;
Agenda 2030 e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): apresentação, rodas de conversa e “quais as Metas do 1ºA”;
Apresentação dos 5 R’s;
Confecção de brinquedos para a turma com materiais recicláveis / reutilizáveis;
Confecção de lixeiras para resíduos sólidos dispostas no pátio, com latas de leite;
Coleta de pilhas e baterias;
Formação em RPE;
Funcionamento de pilhas e baterias (celular e carregadores);
Conscientização da Comunidade e Abertura da escola para Coleta Seletiva em parceria com o projeto “Nossa Escola Recicla”;
Organização do Portfólio Digital.
Resultados observados:
Até o momento (cerca de metade do tempo previsto para o projeto), as crianças já demonstram bastante familiaridade com o tema e maior consciência sobre o bom uso dos materiais que temos disponíveis na escola e em casa, trazendo comentários pertinentes e bem elaborados sobre redução e descarte adequado. Em paralelo a estas atividades, percebe-se também uma boa apropriação do espaço natural da escola (como parque e espaços com terra e plantas), onde manifestam uma identificação com o ambiente menos “artificial” que o oferecido em meio às paredes de concreto.
Avaliação:
Temos observado que essa proposta foi bem aceita pelas crianças e tem sido bem divulgada por elas pelo ambiente escolar, através de conversas informais com colegas de outras turmas, construção de cartazes e apresentação de trabalhos em outras salas de aula, com bastante autonomia. Desta forma, espera-se que as crianças sejam multiplicadoras desse aprendizado e formadoras de opinião em suas casas, com suas famílias e vizinhos.