Temática:
Ambiental
Recurso(s):
Pesquisa na internet
Livros científicos
Vídeos
Autor(es): Monize Mariano Stengler
Colaborador(es): Daniele Sai e Priscila Paes Leme
Escola: EPG ANTONIO APARECIDO MAGALHAES, VEREADOR
Justificativa:
De acordo com a BNCC, as criança desta faixa etária, se encantam pelos animais em geral, como o projeto da escola é preservar também é coisa de criança, resolvemos unir os dois, algo que motiva as crianças para inserir conceitos sobre a preservação do meio ambiente.
Objetivos:
Para que as crianças vivenciassem, e fosse significativo aprender sobre alguns bichinhos de jardim e que devemos cuidar e respeitar o meio ambiente para que os mesmos possam usufruir da melhor forma, não só o ambiente escolar, mas o entorno da escola e do bairro.
Metodologia:
Fizemos uma roda de conversa onde perguntamos se eles sabiam quem habitava o jardim da nossa escola. Depois dos conhecimentos prévios levantados, saímos em uma proposta disparadora para procurar esses pequenos habitantes, as crianças levaram baldinhos, pás e rastelos para auxiliar na busca. Encontramos minhoca, tatuzinho de jardim e formigas.
Á partir desta atividade a cada semana apresentávamos um bichinho e uma característica e fomos construindo nosso painel. Os bichinhos estudados foram: formiga, abelha, joaninha, tatuzinho de jardim, minhoca e caracol, sempre informávamos o seu habitat, sua forma de se locomover e do que se alimenta.
E sempre enfatizamos que é necessário cuidar do jardim e da escola e bairro em geral, para não jogar lixo em qualquer lugar, porque precisamos cuidar desses bichinhos e o lugar onde vive porque cada um tem uma função para exercer. Ex: a abelha colhe o pólen e ao mesmo tempo acaba polinizando as flores e jardins para termos um ar mais “puro”, fabricam o mel que consumimos e se não cuidarmos do planeta as abelhas podem morrer consequentemente não teremos mais bosques e parques saudáveis.
Resultados observados:
Observamos que as crianças compreenderem e se apropriaram do aprendizado, estavam mais cuidadosas com os espaços na escola, organizando a sala, não deixando lixo no chão, porque precisam cuidar dos bichinhos do jardim.
Avaliação:
A turma teve um ótimo aproveitamento, pois foi um tema que eles gostaram de estudar e sempre queriam saber mais, sabem falar com propriedade sobre os bichinhos, porque eles participaram e se colocaram diante do que foi apresentado. e sempre que veem um bichinho sabe que não podem pisar, encontramos recentemente um tatuzinho pela escola eles pararam em volta e pediram para colocar na natureza.