Durante a programação do Abril Literário – Literalmente Isso… 2022, na última quinta-feira (8), os alunos do 4° ano da EPG Paulo Autran (Jardim São João) participaram de bate-papo online com a escritora Eva Furnari no canal da Secretaria de Educação no YouTube. Crianças e professores tiveram a oportunidade de conhecer a carreira da autora e ilustradora de livros infantis e juvenis por meio de perguntas e interação.
Em fevereiro deste ano a EPG Paulo Autran iniciou o Projeto VEM “Valores, Entendimento e Mudanças”, que está sendo construído a partir do mapeamento dos educandos e da comunidade. A partir desse projeto o livro Felpo Filva, de Eva Furnari, foi utilizado com os alunos do 4°ano. A obra permitiu aos professores promover sequências didáticas diversificadas pautadas na metodologia ativa, em consonância com a proposta curricular da rede municipal de ensino.
O momento da participação na live proporcionou uma nova experiência para os alunos, já que puderam assistir e interagir com a autora do livro que estão lendo, saber como ela pensou os personagens, a história e a construção de cada desenho.
“Consideramos que a percepção do ‘eu’ fica muito evidente nesse projeto, é importante que todos se conheçam e reconheçam enquanto protagonistas da construção de si, do senso crítico, e atuantes enquanto agentes construtores e transformadores da suas próprias histórias”, explica a coordenadora pedagógica da escola, Patricia Tonão.
Reflexão
Para a professora Juliana de Brito, também da EPG Paulo Autran, o livro Felpo Filva tem possibilitado o desenvolvimento de diversas aprendizagens com as crianças. “São trabalhados diversos gêneros textuais, a escrita e a reescrita partindo das vivências de cada educando, tornando a aprendizagem mais relevante e contextualizada, o que potencializa o papel do educando enquanto protagonista de seu processo de aprendizagem. Além disso, trabalhar valores, autoestima e identidade a partir de um personagem da literatura infantil é algo muito especial”, destaca Juliana sobre o engajamento de todos, a capacidade de argumentação e o posicionamento diante dos novos desafios que o projeto propõe.
Por sua vez, a professora Ester Costa de Lima ressaltou o quanto está sendo prazeroso realizar o projeto. “A cada passagem pelo livro vão surgindo novas ideias; simplesmente estamos viajando no universo da vida do Felpo Filva e refletindo sobre nossa própria história. Quanto aos alunos, o entusiasmo é perceptível nas atividades desenvolvidas, inclusive na reflexão que fizeram e na felicidade que sentiram ao interagiram durante a live com a autora”, comentou. Os alunos tiveram suas perguntas respondidas durante a transmissão ao vivo e a própria escritora enviou um áudio agradecendo pela participação.
As turmas se identificaram com o personagem da obra Felpo Filva em muitas situações, como relata a educanda Sophia Pacheco. “Precisamos valorizar mais quem somos e a nossa própria história. Tenho coisas de que não gosto em mim, mas aprendi com esse projeto que posso ser eu mesma, do meu próprio jeito. O Felpo não precisava se isolar por causa do que falavam dele, mas sim levantar e seguir em frente”.
A equipe escolar entende que o trabalho com o projeto vai além das possibilidades didáticas; ele trouxe à tona as vivências individuais dos educandos e o reconhecimento de si, do seu protagonismo na construção da própria história, percebendo e valorizando as diferenças, sobretudo neste período de pós-isolamento pandêmico.