Concurso Literário

Concurso Literário “Os pensamentos voam e as palavras conectam”
Edição 2023 — “Da diversidade humana à diversidade literária”

O Município de Guarulhos, por intermédio do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas da Secretaria de Educação, torna pública a abertura de inscrições para o Concurso Literário “Os pensamentos voam e as palavras conectam” Edição 2023“Da diversidade humana à diversidade literária”, observando as disposições contidas na Lei Federal no 8.666/93, Lei Municipal no 7.016/2012 e as condições e exigências estabelecidas neste Edital.

O concurso objetiva valorizar as produções literárias das escolas, de modo a promover um espaço para que crianças, jovens e adultos expressem suas ideias e vivenciem o processo de criação de livros.

As inscrições serão gratuitas e estarão abertas no período de 15 de maio a 30 de junho de 2023.

As inscrições serão gratuitas e estarão abertas no período de 15 de maio a 30 de junho de 2023, e serão realizadas exclusivamente pela internet, em formulário a ser disponibilizado nos seguintes endereços eletrônicos: https://forms.office.com/r/PtvFpJqxRh;
http://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/wp_site/abrilliterario/

A inscrição no Concurso não garante a seleção da respectiva obra.

Não serão avaliadas as inscrições/obras que estejam em desacordo com as exigências e condições estabelecidas no Edital.

Mais informações no Edital de Abertura – Concurso Literário: https://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/siseduc/portal/exibir/arquivo/10838/inline/

Sequência Didática

Sequência didática – como uma das modalidades organizativas do trabalho docente, são situações de aprendizagem articuladas que, como o próprio nome já indica, de forma sequenciada, organiza atividades com nível de aprofundamento progressivo para a construção de um determinado conhecimento.

A sequência didática tem como característica propor desafios progressivos nas atividades de forma sequencial. Assemelha-se ao projeto, porém, não exige um produto final, apenas uma atividade de fechamento ou sistematização. Pode ou não estar integrado ao projeto. (GUARULHOS. 2021.P. 132)

Na publicação Formação 2020 | LEIA – Leitura, Emancipação, Interação, Alfabetização de 2021, disponível para acesso no Portal SE Informe da Secretaria de Educação das páginas 133 a 137, é possível encontrar o registro de uma sequência didática.
Para um trabalho mais completo e aprofundado, sugerimos a leitura dos textos:

  • Produção escrita: trabalhando com gêneros textuais / caderno do professor / Maria da Graça Costa Val et al. – Belo Horizonte: Cale/FaE/UFMG, 2007. 68 p. – (Coleção Alfabetização e Letramento). Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/10-producao-escrita-trabalhando-com-generos-textuais.html Acesso em: 08/05/2023.
  • Sequência didática e ensino de gêneros textuais / Heloísa Amaral.
    Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/artigos/artigo/1539/sequencia-didatica-e-ensino-de-generos-textuais Acesso em: 08/05/2023.

ATENÇÃO: As etapas da Sequência Didática a seguir foram pensadas para serem realizadas no período de 03/07 a 01/09/2023, conforme a organização de cada escola.

Para acessar a Sequência Didática na íntegra acesse o link: https://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/siseduc/portal/exibir/arquivo/10877/inline/

Scroll to Top
Pular para o conteúdo