Abril Literário Virtual 2021 – Literalmente Isso…
10 de abril de 2021 Webinário incentiva a leitura e a democratização do livro

Webinário incentiva a leitura e a democratização do livro

Teve início na manhã desta sexta-feira (9), o webinário Abril Literário Virtual 2021 – Literalmente Isso…, evento que reúne autores e convidados para um bate-papo sobre literatura infantil, poesias, parlendas, entre outras conversas literárias. Realizada pela Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Cultura e Escola 360, a iniciativa tem como objetivo oferecer intensa programação de atividades e discussões acerca da democratização do livro e da leitura.

A diretora do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (DOEP), Solange Turgante, mediou a mesa de abertura, que contou com as presenças do prefeito Guti, do secretário de Educação, Paulo Matheus, da subsecretária de Educação, Fábia Costa, do diretor de Cultura, Cesar Samsoniuk.

“O papel da escola e o modo como nos constituímos como escritores vai definir o hábito de leitura das futuras gerações, por isso, o fomento ao acesso à leitura e ao livro a todos os cidadãos guarulhenses é de grande importância”, explicou Solange na abertura do evento. O webinário reúne ainda professores, gestores e profissionais das escolas da rede municipal, entidades parceiras, rede estadual e particulares.

O primeiro autor a ser entrevistado foi o prefeito Guti, que falou sobre os sentimentos que inspiraram a criação do livro infantil Salve o Anjinho da Guarda. “Eu queria escrever para poder chegar ao coração das crianças, para colocar sentimentos bacanas para fora e conversar com elas de forma lúdica sobre a importância de expressarem suas ideias e pensamentos. Isso é algo enriquecedor, o nascimento de um livro é sempre extraordinário”, comentou o prefeito. Guti contou ainda que os recursos alcançados com a venda do livro são revertidos ao GRAACC – Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer.

O secretário de Educação Paulo Matheus enfatizou a importância do estímulo à leitura, sobretudo nesse momento de pandemia. “O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura começam na escola e são levados para a vida afora. É importante para as crianças nos primeiros anos de escolarização serem estimuladas com as histórias e atividades de leitura, para que elas possam extrapolar o aprendizado e compreender o mundo de forma mais sensível e humana”.

O Abril Literário Virtual 2021 – Literalmente Isso… acontece ao longo do mês de abril, com uma proposta de estimular a criatividade, a imaginação, o conhecimento e o entretenimento e está aberto a toda a comunidade. A programação envolve as escolas municipais, instituições parceiras, CEUs, Centro Municipal de Educação e Artes (Cemear), Centro Municipal de Educação Ambiental Chico Mendes, Centro Municipal de Educação Júlio Fracalanza e bibliotecas de Guarulhos.

As transmissões do webinário podem ser acompanhadas pelo canal do Portal da Educação da Secretaria de Educação no YouTube, no link: https://www.youtube.com/c/PortalSEInforme.