Em uma roda no ritmo da partilha, compartilharemos experiências, que potencializam o brincar como linguagem das Infâncias e como princípio para o desenvolvimento da imaginação e criatividade, sob os diferentes olhares e perspectivas das profissionais da rede municipal de Guarulhos.
![](https://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/wp_site/brincar/wp-content/uploads/sites/25/2024/05/roberta.png)
Roberta Silva
Sou uma Mulher Negra e Nordestina, 32 anos. Pedagoga pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), atuo como Professora de Educação Básica (PEB) na Rede Municipal de Guarulhos.
Como Professora, pesquisadora, brincante, curiosa e aprendiz, coloco – me na experiência pessoal, política e profissional, como quem acredita e defende uma Educação Antirracista, ou seja, como início, meio e recomeço de todo processo transformador. E que observa as potencialidades das linguagens das crianças como caminhos para esse lugar seguro que deve ser as infâncias. E para isso, defendo a importância da formação inicial e continuada como fundamental na jornada de ser e está professora.
Sigo em movimento de luta e aprendizagem de diversos saberes para traçar minha jornada.
![](https://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/wp_site/brincar/wp-content/uploads/sites/25/2024/05/daniela.png)
Daniela Pereira Fabrette Cancio
Graduação em Pedagogia pela Universidade São Francisco – Itatiba, Pós Graduação em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Nove de Julho – São Paulo. Participei como aluna especial do mestrado com a disciplina: Leitura e Ensino – UNICAMP. Efetiva como Professora de Educação Básica na Prefeitura Municipal de Guarulhos e atualmente, designada da função de Professora Coordenadora Pedagógica. Participei do grupo de estudos GRUPAD (grupo de alfabetização em diálogo) UNICAMP e participo do Grupo de Estudos GRUCOP (grupo de coordenadores pedagógicos) UNICAMP.
![](https://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/wp_site/brincar/wp-content/uploads/sites/25/2024/05/marcela.png)
Marcela Di Lauro
Pedagoga, Diretora Escolar, 18 anos atuando na Rede Municipal de Educação do Município de Guarulhos, mãe da Nathalia e do Caetano.
Por acreditar na potência da infância na construção do sujeito e da sociedade, optei por dedicar minha carreira, pesquisas, ideias, ideais e interesses a Educação Infantil. Reconhecendo o espaço escolar como local de possibilidades na garantia de uma infância brincante, respeitosa e com possibilidade de conexão com a natureza.
Busco mediar ações de reconhecimento e reencontros com as vivências da infância por meio ações formativas e experenciadas no cotidiano da escola, pensando e promovendo espaços acolhedores, imaginativos e naturais.