EPG Procópio Ferreira promove diversas atividades durante a Semana Mundial do Brincar

Atividades foram organizadas de forma a colocar os educandos da Educação Infantil como protagonistas da ação e garantir vivências para que as crianças vivam a infância em sua plenitude

A Semana Mundial do Brincar na EPG Procópio Ferreira contou com diversas atividades lúdicas, organizadas de forma a colocar os educandos da Educação Infantil como protagonistas da ação e garantir vivências para que as crianças vivam a infância em sua plenitude.

No dia 27 de maio (segunda), as professoras fizeram brincadeiras de roda com as turmas nos diferentes espaços da escola. Em seguida, as crianças representaram a brincadeira de diversas formas, com desenhos, massinhas e argila.

Na terça (28), as crianças escolheram brincadeiras simultâneas que aconteceram em todas as turmas. Elas escreveram seu próprio nome na brincadeira escolhida, um dos diferenciais dessa atividade. Com esta ação, a escola objetivou trabalhar a formação da identidade, fazendo com que cada um se reconheça como sujeito que possui um nome que é só seu. 

“A atividade também propicia um início de alfabetização, afinal de contas estão aprendendo as letras de seu nome e estabelecendo relações com letras de outros nomes ou palavras do dia”, explicou a coordenadora pedagógica Simone Santos Barbetta.

A escola também deixou cartazes expostos com as escolhas dos alunos e todos os dias eles passavam por eles, reconheciam seu nome e mostravam para sua família.

Dentre as brincadeiras, merece destaque brincadeiras de roda como ciranda cirandinha, telefone sem fio, escravos Jó, fui a Bahia, da abóbora faz melão, uma série de propostas riquíssimas para resgatar momentos da infância, inclusive a dos adultos.

A finalização da Semana Mundial do Brincar na EPG Procópio Ferreira contou com a participação das famílias e na última quarta-feira (29), teve de tudo: mãe dançando e “lavando roupa”, pai correndo no lencinho branco e crianças gargalhando o tempo todo. 

Scroll to Top
Pular para o conteúdo