Entre os dias 25 de maio e 2 de junho acontece a 12ª edição da Semana Mundial do Brincar, ação realizada em parceria com o Sesc Guarulhos que oferece inúmeras atividades de interação nas escolas da rede municipal, CEUs, Centros Municipais de Educação, entre outras instituições. A programação está disponível no endereço bit.ly/guarulhosbrincando.
Neste ano, a Semana traz o tema Vem pra Roda: No Ritmo do Brincar e propõe criar um mundo em que as crianças possam brincar livremente e de forma plena, além de retomar memórias afetivas da infância que avança e dá as mãos para a coletividade e união.
A abertura oficial do evento no CEU Ponte Alta na próxima segunda-feira (27), às 8h, conta com palestra da professora Célia Serrão, docente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), roda de conversa com professoras da rede municipal e participação de crianças surdas da EPG Edson Nunes Malecka.
Ainda no dia 27, às 9h, acontece o roteiro ambiental no Centro Municipal de Educação Ambiental Chico Mendes. Já às 14h, no Parque Fracalanza, no mesmo horário, a diversão está garantida com dança circular para idosos e alunos da EPG Evanira Romão.
No dia 22, quarta, às 9h30, o Centro de Convivência do Idoso de Gopoúva promove atividade de estimulação cognitiva, com a participação dos alunos da EJA. No dia 24, sexta, às 20h, acontece a live O Brincar para além da infância, com o professor de Educação Física Rafael Moreira, que abordará atividades para a terceira idade e envelhecimento com qualidade de vida aos coordenadores pedagógicos da EJA.
Nos dias 23, 28 e 29, às 9h, no Sesc Guarulhos, as crianças poderão desenvolver habilidades sociais e emocionais e explorar o mundo, embaladas por danças e atividades corporais por meio de brincadeiras. A programação conta ainda com atividades no período da tarde, além de transmissões online para profissionais da Educação, espetáculos e passeios.
Semana Mundial do Brincar
Na perspectiva da formação humana, a Semana Mundial do Brincar alinha-se com a proposta curricular da rede, de maneira a valorizar a dimensão lúdica como um dos princípios que fundamenta a concepção de sujeito, sociedade e mundo que queremos construir.
Idealizada pela Aliança pela Infância, a Semana busca mobilizar a cidade a brincar nas praças, nos parques, nas ruas, nos diferentes territórios e ambientes, fortalecendo-os como espaços brincantes e potentes de interação, brincadeiras, experiências e de muita alegria.