Roda de conversa com professores da Rede

Em uma roda no ritmo da partilha, compartilharemos experiências, que potencializam o brincar como linguagem das Infâncias e como princípio para o desenvolvimento da imaginação e criatividade, sob os diferentes olhares e perspectivas das profissionais da rede municipal de Guarulhos.

Roberta Silva

Sou uma Mulher Negra e Nordestina, 32 anos. Pedagoga pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), atuo como Professora de Educação Básica (PEB) na Rede Municipal de Guarulhos.
Como Professora, pesquisadora, brincante, curiosa e aprendiz, coloco – me na experiência pessoal, política e profissional, como quem acredita e defende uma Educação Antirracista, ou seja, como início, meio e recomeço de todo processo transformador. E que observa as potencialidades das linguagens das crianças como caminhos para esse lugar seguro que deve ser as infâncias.  E para isso, defendo a importância da formação inicial e continuada como fundamental na jornada de ser e está professora.
Sigo em movimento de luta e aprendizagem de diversos saberes para traçar minha jornada.

Daniela Pereira Fabrette Cancio

Graduação em Pedagogia pela Universidade São Francisco – Itatiba, Pós Graduação em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Nove de Julho – São Paulo. Participei como aluna especial do mestrado com a disciplina: Leitura e Ensino – UNICAMP. Efetiva como Professora de Educação Básica na Prefeitura Municipal de Guarulhos e atualmente, designada da função de Professora Coordenadora Pedagógica. Participei do grupo de estudos GRUPAD (grupo de alfabetização em diálogo) UNICAMP e participo do Grupo de Estudos GRUCOP (grupo de coordenadores pedagógicos) UNICAMP.

Marcela Di Lauro

Pedagoga, Diretora Escolar, 18 anos atuando na Rede Municipal de Educação do Município de Guarulhos, mãe da Nathalia  e do Caetano.
Por acreditar na potência da infância na construção do sujeito e da sociedade, optei por dedicar minha carreira, pesquisas, ideias, ideais e interesses a Educação Infantil. Reconhecendo o espaço escolar como local de possibilidades na garantia de uma infância brincante, respeitosa e com possibilidade de conexão com a natureza.
Busco mediar ações de reconhecimento e reencontros com as vivências da infância por meio ações formativas e experenciadas no cotidiano da escola, pensando e promovendo espaços acolhedores, imaginativos e naturais.