As dimensões do brincar representam o que há de mais universal na humanidade, onde sua perda ou falta pode configurar expressão grave de sofrimento. O brincar é formativo das condições de desenvolvimento, da participação na cultura, de dispositivo de sociabilidade e da formação do posicionamento do sujeito diante do mundo. Assim, o brincar também constitui a principal estratégia dos processos terapêuticos em saúde mental.
Cristiano Alcântara
Doutorando em Educação pela UNICID; Pós-doutor na FGV, em Políticas Públicas e Pós-doutor pela PUC/SP, em Ciências Humanas; Doutor em Língua Portuguesa pela PUC-SP; Mestre pela ECA/USP e Graduado em Pedagogia e Letras. Coordenador Pedagógico na Prefeitura de São Paulo e Coordenador do curso de Pedagogia da Faculdade Phorte de Educação e Tecnologia; Líder do Grupo Colaborativo de Estudo e Pesquisa da Formação Continuada Docente
Odonel Ferrari Serrano
Palestrante Odonel Ferrari Serrano
Psicólogo e Psicanalista 30 anos de trabalhos em Saúde pública
Atualmente Coordenador do CAPS Infanto juvenil. Recriar de Guarulhos.