JEM

Jogos Escolares Municipais

Apresentação

Acolher e proporcionar aos educandos: crianças, jovens e adultos, aprendizagens da cultura corporal por meio das práticas corporais da Educação Física. Entre os dias 24 de outubro e 7 de dezembro, a Secretaria de Educação realiza a 9ª edição dos Jogos Escolares Municipais – JEM 2022.

Pautado na proposta curricular da rede municipal, o JEM 2022 tem como objetivos trazer uma educação integral de qualidade, de construção social, multidimensional, igualdade, equidade, respeito à diversidade e compromisso com a sustentabilidade.

Nesta retomada dos jogos escolares, depois das atividades suspensas desde 2020 devido à pandemia, a edição de 2022 mantém o objetivo de promover a participação de vivências das práticas corporais como patrimônio cultural, reconhecendo as identidades culturais dos educandos. 

Relação dos jogos com a prática pedagógica

A Educação Física deve ter os olhares para a viabilidade educacional e discutir as possíveis influências dos Jogos Escolares na prática pedagógica. Ao longo da história, impactos políticos, econômicos, sociais e culturais resultaram nas transformações e mudanças na área de Cultura Corporal, que continuou a contemplar a ginástica e o esporte, mas ampliou seus olhares para outras práticas (lutas, brincadeiras e jogos, dança), além de outras formas de tratamento destes saberes.

O processo de jogar produz fenômenos linguísticos, traduz expressões e intenções, produz conhecimento dentro do imaginário e simbólico por meio do diálogo, constrói linguagens como cultura e construção histórica, o que atribui sentido ao mundo e forma identidade.

Os jogos e suas etapas

O formato do JEM contempla a participação das escolas e dos educandos em duas etapas: a Etapa Escolar e a Etapa Regional. É na Etapa Escolar que a criatividade da equipe escolar extrapola o cotidiano e os afazeres da unidade escolar, considerando as concepções de educação da rede e os princípios que norteiam o JEM.

No período de 24 a 31 de outubro, as escolas deverão enviar o cronograma das atividades da Etapa Escolar para o e-mail jem@educacao.guarulhos.sp.gov.br, aos cuidados da Comissão Organizadora do JEM. A etapa Escolar é momento em que todos os alunos terão a oportunidade de participar do JEM 2022, em atividades desenvolvidas no período de 24 de outubro a 18 de novembro e que ocorrem independentemente da inscrição e participação na Etapa Regional.

Assim os profissionais da educação também atuam como coparticipantes, idealizadores e mediadores em festivais de jogos e brincadeiras que envolvem alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos em novas oportunidades de vivência corporal.

Já na Etapa Regional, as escolas optam por modalidades individuais e coletivas, nas quais os educandos estarão brincando e jogando por oito diferentes regiões da cidade: Barra Manteiga (Centro), Roda Cantada (Bonsucesso), Ioiô (Cumbica), Nunca Três (Cabuçu), Corre Cotia (Vila Galvão), Amarelinha (Taboão/ São João) e Rua-Avenida (Pimentas). As regiões estão divididas demograficamente conforme o Edital de credenciamento n° 002/22-SE, que dispõe sobre a Rede Municipal de Ensino e regiões.

As escolas da Prefeitura de Guarulhos têm entre os dias 17 e 21 de outubro para se inscrever na Etapa Regional. Para participar da etapa Regional, as escolas devem se inscrever neste link. No momento da inscrição, as escolas podem optar pela modalidade individual: damas, e pelas modalidades coletivas: gol caixote e corda em equipe. A EJA participará nas seguintes modalidades: individuais dominó e damas, resgate.

Jogos colaborativos dos quais todos participam

Nos jogos os educandos não apenas se reconhecem, mas buscam novas fontes de informação, sobre a história de seu grupo social e podem se orgulhar tanto da sua origem quanto da sua posição na sociedade.

Ao dar voz aos educandos, a escola e o educador poderão descobrir a capacidade que eles têm de se expressar e ter acesso a tantas linguagens, e responsabilidade da escola comprometida com o fortalecimento intelectual, cultural e político de todos.

 

Pular para o conteúdo