Mateus começou a desenhar aos 5 anos de idade em sua casa, onde tinha acesso a internet e televisão. Iniciou observando outros desenhos e tentando copiá-los. Gosta de games, filmes, desenhos animados e animes, que são suas inspirações ao reproduzir seus desenhos. Quando não tinha folhas limpas e cadernos de desenho, Mateus utilizava cadernos comuns e desenhava por cima das linhas. O educando utiliza os materiais da escola para seus projetos e, quando pode, guarda o dinheiro que ganha para comprar materiais. A mãe sempre o incentiva e seu sonho é se tornar desenhista e trabalhar na área de educação. Mateus relata que sempre foi influenciado pelas mídias. Segundo minha compreensão sobre a proposta da teórica Rosa Iavelberg, seus desenhos são de apropriação, representando um retrato da cultura em que está inserido, o que, segundo a mesma teórica, faz parte do processo de desenvolvimento da criança e permitirá que Mateus construa sua própria poética. No ambiente escolar o educando gosta muito de desenhar e costuma apresentar domínio de representação de espaço, construção de formas e composição, se aproximando bastante dos modelos de imagens existentes.
Professora Edneide Nascimento dos Santos.