Convidamos uma turma de 3° ano para a realização de um desenho livre temático, os educandos optaram pelo tema Fundo do mar. Antes da realização dos desenhos fizemos um levantamento dos saberes prévios da turma sobre o fundo do mar, em seguida, a
educadora apresentou animais pertencentes a fauna abissal. Empolgados, os aprendentes solicitaram que a educadora pesquisasse imagens de outros animais marinhos. Dias após a pesquisa e observação dos animais foi disponibilizado à turma folhas de sulfite, lápis e canetinhas. Em seu desenho Ana alega ter desenhado “o fundo do mar e vários bichinhos”, assim, vemos uma grande variedade de seres em sua criação. Durante seu processo de criação, foi possível observar como o tempo dos colegas afetava o desenho de Ana. Inicialmente a educanda faz um rascunho de lápis se atentando aos mais pequenos detalhes de cada animal que decidiu desenhar, em seguida, opta por colori-los com canetinha, é neste momento que muitos colegas de classe começam a entregar seus desenhos. Observando o movimento de entrega, Ana faz uma escolha estratégica e usa rabiscos com a canetinha azul para representar a água, afinal o desenho no fundo do mar precisava ser todo azul, porém ela já não possuía a energia de colorir cada pedaço da folha.
Professora Gabriela Bezerra