Derick, 06 anos

“Eu fiz a cobra, demorei um pouquinho porque pintei e fiz o olho com canetinha vermelha. Aqui do lado é a mula-sem-cabeça, pintei com lápis. Depois fiz a árvore, o rio, o boto e a lua. E essa linha é para dividir a terra da água.” Em seu desenho, Derick quis usar lápis de cor e canetinhas. Derick demonstra organização e noção de espaço em seu desenho, divide as imagens que precisam ficar no alto (lua), a árvore abaixo e á direita (no solo) que está próxima tanto do rio como dos personagens da Cobra e da Mula-sem-cabeça (na terra), desenha o Boto dentro do rio (água). Um aspecto que chama a atenção foi a divisão que a criança fez no desenho, na representação de uma “linha” que está presente no desenho, segundo ele para dividir/delimitar a terra e o rio, tal observação foi feita pelo próprio autor no momento que falava sobre seu desenho. O educando mistura ás cores vermelha e amarela, para simbolizar o fogo saindo da cabeça da Cobra da e Mula-sem-cabeça. É possível notar também o movimento circular da Cobra que parece o da Lua, inclusive na localização dos dois é possível fazer uma linha (imaginária) inclinada e paralela. Outro elemento importante é a presença da “Lua” que aparece na maioria das lendas folclóricas e a criança quis colocar em sua produção, tais características demonstram, de acordo com a autora Rosa Iavelberg (em seu livro Desenho na Educação Infantil), que a criança já consegue articular símbolos antes separados e fazer relações entre eles, fazendo surgir histórias, enredos, ambientes e diferentes imagens que constroem o todo.
Professora Ariana Pereira Barreto

Acesse toda nossa galeria de arte!

Scroll to Top
Pular para o conteúdo