João Felipe, 5 anos

“O meu desenho é a mula-sem-cabeça, a minha mula joga fogo em todo lugar, rasteja fogo e atira fogo no céu para fazer um coração. Ela pula, pula, pula e depois voa com um dragão e solta fogo pela boca, e joga fogo na madeira. Quando cai uma fruta ela come. Ela come qualquer fruta. Em seu desenho João desenha a estrutura do corpo de uma Mula/Cavalo (com pescoço, abdômen, parte traseira e patas) e na cabeça consegue simbolizar o fogo por meio do contorno das chamas (usando canetinha preta) e com a mistura do amarelo + vermelho. Outro aspecto interessante é o desenho que ele faz dos olhos e boca, tais elementos deixam em evidência a tentativa da criança em ilustrar o “rosto” da Mula-sem-cabeça, personagem que tem por característica não ter uma cabeça, entretanto o educando demonstra a liberdade de criar e fazer um desenho de sua autoria, contendo características próprias, e de acordo com a autora Rosa Iavelberg (em seu livro Desenho na Educação Infantil, pg 30) é possível concluir, que João “observa outros pólos de criação, outros modos, outros interesses que o fazem sentir-se coparticipe de um mundo onde muitos desenham.” A partir do relato de João sobre seu desenho nota-se grande capacidade de imaginação, relatando que a mula atira fogo no céu para fazer um coração e diz que a mula voa juntamente com um dragão. Outro aspecto de grande importância em seu relato é a quantidade de vezes que a criança verbaliza a palavra “PULA” e se observarmos atentamente o desenho da criança podemos perceber que sinaliza e indica MOVIMENTO, João pintou com a canetinha de uma maneira que indica que foram feitos traços rápidos, com riscos longos dentro do desenho usando a cor marrom, inclusive por conta da rapidez saem do contorno preto em que ele delimitou o desenho. Após tais observações, relativas á todo esse movimento corporal envolvido na produção do desenho de João, vale ressaltar mais uma vez a contribuição de Rosa Iavelberg (em seu livro Desenho na Educação Infantil, pg 29) quando afirma que “Quando a criança desenha, ação, percepção e imaginação atuam juntas;… O corpo todo participa. Olhos e mão são partes importantes, mas não funcionam sem a dinâmica do corpo como um todo.
Professora Adriana Pereira Barreto

Acesse toda nossa galeria de arte!

Scroll to Top
Pular para o conteúdo