As coletas foram realizadas na E.P.G Manoel Rezende. Desde a coleta inicial, expliquei que eu estava realizando um curso, o quanto as produções deles são valiosas e a necessidade de levar as produções para os meus professores. Quando precisei definir o tema, a princípio pensei em personagens, mas descartei a ideia pois, embora seja uma prática que eles gostem, é algo que eles fazem com frequência e espontaneamente. Fiz uma retomada do nosso percurso escolar, sobre o projeto anual da escola, sobre as temáticas do Agosto Indígena, do Novembro Negro, respeito, empatia, nosso papel da sociedade. Então propus que desenhassem algo que representassem este percurso. Foi ofertado e colocado à disposição folhas A3 e A4, giz de cera, lápis de cor, canetinha, régua, lápis de escrever, cola colorida. Os educandos não relataram dificuldade, como é uma temática que dominam, visto que o tema é um apanhado do que foi discutido ao longo do ano letivo, percebi que foi uma atividade prazerosa. Mesmo antes da implementação da rotina alfabetizadora pelo município, que dentre outras coisas indica que o educando deve desenhar diariamente, a turma já tinha na rotina a prática diária de desenho, seja para ilustrar a história deleite, sintetizar algo que estudamos, desenho livre ou para presentear um colega ou um familiar.
O desenho do educando Kelvin foi feito em folha A3, lápis de escrever e lápis de cor. Seu desenho representa a amizade e relação de res Sequência didática Objetivo: Promover o reconhecimento e a valorização da cultura indígena, destacando suas contribuições
para a arte e a sociedade; incentivar os alunos a apreciar e respeitar a diversidade cultural, compreendendo a importância da inclusão de diferentes perspectivas na educação; estimular a sensibilidade e o entendimento artístico dos alunos, ao explorar
diferentes técnicas, estilos e temáticas presentes nas obras do artista indígena; incentivar os alunos a refletirem sobre as mensagens e os contextos culturais das obras, promovendo o pensamento crítico e a discussão em sala de aula.
Professora Aline de Souza Andrade