Devido ao atual cargo que desempenho não ser em uma escola, ou espaço educacional com crianças, precisei realizar a coleta com as
crianças do contexto familiar, os meus sobrinhos. A data encontrada para realizar essa proposta foi o dia das crianças, por ser um momento em que todos estariam juntos. Na sala da casa de uma delas, convidei as 5 crianças, entre 4 e 13 anos, para desenhar. Inicialmente, surgiu um receio de que eles pudessem não se interessar, afinal, haviam ganhado brinquedos diversos momentos antes. Para a minha surpresa, todos aceitaram e demonstraram muito interesse em realizar os registros. Disponibilizei lápis de escrever e colorido, folhas de sulfite branca e canetinhas coloridas na mesa e eles foram se organizando no entorno. Perguntei, inicialmente, se eles gostavam de desenhar, em seguida o que eles gostavam de desenhar. Em meio ao diálogo, os registros foram produzidos. Ao iniciarmos, observei que as duas crianças de 4 anos logo começaram a registrar, pareciam mais livres, enquanto os mais velhos paravam para pensar, iniciavam e, em seguida, trocavam de folha. Nesse sentido, lembrei do trecho da reflexão de Iavelberg, ao tratar da importância da sensibilidade ao lidar com as crianças e o seu processo de criação dos desenhos.
“O desenho do aluno é fruto de seu esforço, trabalho e criação. Portanto, gostar do desenho das crianças é gostar das crianças…”
(Rosa Iavelberg, 2013, p. 41)
A seguir, apresento trechos das falas sobre os seus desenhos e uma breve reflexão de cada.
Paula: Normalmente vocês desenham lá na escola?
Yuki: Escondido da professora (responde balançando a cabeça afirmando). Olha tia, quando a aula tá chata e não tem nada pra fazer,
ou eu jogo stop ou eu fico desenhando… Paula: Ah sim. Desenhando o que? Yuki: Coisas aleatórias. Normalmente eu gosto… eu treino [desenhar] olhos. Paula: Porque é difícil? Yuki: Aham… eu tô até agora tentando desenhar um olho.
O desenho produzido pela Alice Yuiki possui traços finos e delicados, apresentando ter conhecimento de algumas técnicas. Ela relatou que gosta de assistir vídeos que ensinam estratégias de desenho. Assim como o seu irmão mais velho (13 anos), por quem demonstra muita admiração e proximidade, gosta muito de anime e mangá. Vale destacar que Yuki e seus 4 irmãos possuem avós japoneses, e mantém contato significativo com elementos dessa (animações infantis, histórias familiares, símbolos, objetos decorativos, músicas etc.). Durante o seu registro, destaca que gosta de desenhar na escola, quando não tem nada para fazer e que possui algumas técnicas para lidar com o que não sabe desenhar “muito bem”, colocando a mão do personagem no bolso, e cobrindo um olho com a franja, dada a dificuldade de desenhar esses elementos.
Professora Paula Teixeira Araújo