O tema do desenho solicitado pela professora para todos os alunos e o do Lucca foi escolhido devido a paisagem feita, além do dinossauro. Lucca desenhou um meteoro e um dinossauro comendo folhas de uma árvore. Ao ser perguntado se aquilo era um sol, Lucca respondeu um enfático “não” _ Era um meteoro. Perguntei o porquê da escolha do meteoro bem no momento que o dinossauro estava comendo e Lucca respondeu que foi assim que aconteceu, que ninguém estava esperando pelo meteoro.
Não foi falado e nem mostrado imagens de dinossauro para os alunos antes de pedir os desenhos.
Lucca se baseou nas informações prévias que ele já tem sobre o tema, por meio de filmes , séries e livros que acompanha.
Percebemos que o ato de desenhar, passa a sofrer interferência da cultura e do cotidiano, logo nos anos iniciais. O desenho é a percepção da criança no mundo.
Lucca já promove o que foi visto no livro “ O desenho na Educação Infantil” onde a autora Rosa Iavelberg diz que o desenho da criança em um determinado momento avança para o desenho de apropriação no qual se intensifica o interesse por assimilar regularidades da linguagem do desenho articuladas á cultura na qual a criança está inserida. Ela quer ter domínios de representação do espaço, construção de formas e composição e aproximação de modelos e imagens.
Professora Fernanda da Silva Lopes de Souza