Roda de Conversa sob os diferentes olhares: diretor, coordenador e professor.

Formação para coordenadores da rede própria com Marcela Di Lauro, Renato P. Gotola e Edvaldo Oliveira Filho.

Data: 28/05

Horário: das 8h às 12h

Local: CEU Bonsucesso – Avenida Paschoal Thomeu, s/nº

Marcela Di Lauro

Pedagoga, Diretora Escolar, 18 anos atuando na Rede Municipal de Educação do Município de Guarulhos, mãe da Nathalia  e do Caetano.

Por acreditar na potência da infância na construção do sujeito e da sociedade, optei por dedicar minha carreira, pesquisas, ideias, ideais e interesses a Educação Infantil. Reconhecendo o espaço escolar como local de possibilidades na garantia de uma infância brincante, respeitosa e com possibilidade de conexão com a natureza.

Busco mediar ações de reconhecimento e reencontros com as vivências da infância por meio ações formativas e experenciadas no cotidiano da escola, pensando e promovendo espaços acolhedores, imaginativos e naturais.

Renato Pinto Gotola

Na Educação de Guarulhos, desde outubro de 2009 como Professor de Educação Básica I, em março de 2014, ingressou na coordenação pedagógica da EPG Mariazinha Rezende Fusari. Sendo um polo de AEE, foram desenvolvidas ações que potencializassem o direito de aprendizagem do educando com deficiência. Dentre algumas propostas, destacam-se a criação de portfólio do aluno, planejamento específico, formações temáticas além de atendimentos personalizados às familias dos educandos laudados ou em investigação. Em 2022-2023, em conjunto com a gestão e uma das professoras, foi organizada a proposta de reutilização do lixo e seu descarte. Tal ação impactou diretamente no entorno da Unidade Escolar, constantemente degradado. O projeto potencializou a segregação correta dos resíduos durante e após as refeições dos alunos. A visibilidade dada foi notória, contribuindo para a socialização das práticas junto ao DOEP e nas formações desenvolvidas por esse departamento. Durante a permanência na vice direção, ampliou saberes relacionados à prática administrativa. Destacam-se patrimonio, solicitações internas (SIAGRU), SEI, Ponto Soft, matricula e demais despachos pelo GIER, PSE, SIPEX. Acredita na plena inserção do educando respeitando suas especificidades, no constante diálogo entre famílias e educadores para otimizar o atendimento ao aluno tendo como foco um atendimento qualitativo

Edvaldo Oliveira Filho

Pedagogo e cientista social, especialista em Gestão Escolar, mestre em Educação, estudante de doutorado em Educação e professor na Rede Municipal de Guarulhos.

Scroll to Top
Pular para o conteúdo