Open Doors

O Projeto de Línguas é oferecido aos munícipes pela Prefeitura de
Guarulhos desde 2011. Teve início com aulas de Língua e Cultura Espanhola nos Centros de Educação Unificados (CEUs) e no Centro Municipal de Educação Adamastor.

Em 2014, foi implantado também o curso de Língua e Cultura Inglesa. Destaca-se por ser um projeto comunitário de inclusão social aberto a todos os munícipes e conta com uma equipe de professores da Secretaria de Educação qualificada e comprometida com o ensino-aprendizagem de idiomas.


O curso de Línguas tem como objetivo preparar o(a) aluno(a) para se
comunicar em diferentes contextos sociais, promover experiências com outras culturas, potencializar oportunidades de estudo, pesquisa, trabalho e acesso a bens culturais, além de desenvolver a autonomia e a autoestima dos alunos(as).


Sendo o projeto baseado no conceito de língua como instrumento de
comunicação e conhecimento cultural, os cursos privilegiam o contexto
comunicativo considerando, principalmente, atividades práticas e significativas, dialogando com os objetivos traçados pelos professores(as) na proposta pedagógica, atentando-se para as especificidades dos estudantes atendidos em cada espaço.


Hoje, os cursos são realizados nos CEUs do município de Guarulhos e
também no Centro Municipal de Educação e Artes (CEMEAR) atendendo
aproximadamente 3000 (três mil) alunos(as) a partir dos 13 (treze) anos sem limite de idade.


Tendo em vista as necessidades específicas de cada idioma, o curso de
Línguas é composto também por material didático de apoio exclusivo produzido pelo grupo de professores(as) e oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Guarulhos aos alunos(as). Ao final do curso, é emitido um certificado de conclusão.