“Política pública” é um desses termos que aparecem com muita frequência em jornais, sites e revistas. Muita gente lê e ouve, mas não compreende de primeira a importância desse conceito. Política pública é um processo, com uma série de etapas e regras, que um governo implanta para alcançar o bem-estar da sociedade, resolver um problema e proteger o interesse público.
É com esse objetivo que o Prefeito Guti enviou à Câmara Municipal o Projeto de Lei 1020/2020, publicado no Diário Oficial do Município na última quinta-feira, 1, que institui a Política Municipal de Atividades Complementares Remotas por meio do Programa Saberes em Casa. “Queremos garantir que essa ferramenta, comprovadamente moderna e eficiente, siga sendo oferecida aos alunos da rede municipal de ensino, tornando-se uma política pública perene e não apenas uma iniciativa pontual de um governo”, ressalta Guti.
Desenvolvido pela equipe pedagógica da Secretaria de Educação, o Programa Saberes em Casa foi criado para complementar as propostas educativas de caráter remoto, auxiliando os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos das Escolas da Prefeitura de Guarulhos e entidades parceiras no processo de ensino e aprendizagem. Sempre seguindo as diretrizes traçadas na Proposta Curricular – Quadro de Saberes Necessários.
Para o secretário de Educação, Paulo Matheus, o Programa tornou-se uma ferramenta essencial para aproximar professores, alunos e familiares. “Seu sucesso é fruto do comprometimento e colaboração dos nossos profissionais e a continuidade deste trabalho, como política pública, reforça nosso compromisso com a qualidade da educação oferecida em nossa rede”, destaca Matheus.