Programa Saberes em Casa
LIBRAS EM CASA

Libras em Casa

Clique aqui e acesse a playlist dos episódios com o quadro Libras em Casa.

O Brasil é um país multilíngue e rico em diversidade humana. Sabe-se que, além do português, mais de 222 línguas são faladas no país. Dentro dessa multiplicidade de línguas está a Libras, Língua Brasileira de Sinais, reconhecida como meio legal de comunicação e expressão dos bebês, crianças, jovens e adultos surdos.

O quadro “Libras em Casa”, do programa “Saberes em Casa”, tem como objetivo principal acessar o currículo formal pela Libras a partir do ensino, construção, aprofundamento e compartilhamento de diversos conhecimentos. Assim, histórias, dramatizações, brincadeiras, investigações e glossários bilíngues são todos apresentados em Libras, com tradução simultânea para o português oral, permitindo que os alunos ouvintes, bem como os familiares e amigos de surdos e ouvintes possam acompanhar e entender o que está sendo sinalizado.

Essa iniciativa tem contribuído com a difusão e uso da língua de sinais pelos alunos surdos, mas permitindo também que, paulatinamente, se construa um caminho da Libras como língua adicional de muitas crianças ouvintes, que tem podido aprender e produzir suas primeiras sinalizações a partir do programa.