Programa Saberes em Casa
17 de junho de 2021 Ilustrações de aluno do ensino fundamental ganham destaque no programa Saberes em Casa

Ilustrações de aluno do ensino fundamental ganham destaque no programa Saberes em Casa

Criatividade, cores e muita imaginação. O programa Saberes em Casa contou com o talento do estudante Pedro Bovo Tavares, de sete anos, ex-aluno da EPG Izolina Alves David, que ilustrou a história infantil do livro The Word Collector, conto repleto de fantasia, palavras e conhecimento. O programa online é oferecido pela Secretaria de Educação de Guarulhos e envolve os alunos da rede municipal de ensino.

Em mais um episódio, o quadro É Hora de Inglês, destinado aos alunos do ensino fundamental, abordou a variedades de palavras, sílabas, sons e pronúncias que nos cercam. A ideia acompanha as aprendizagens propostas ao longo do mês de junho por meio da jornada literária do livro Alfabeto Escalafobético.

A história do livro The Word Collector (O Colecionador de Palavras, em português), de Peter H. Reynolds, um autor clássico da literatura infantil norte-americana e inglesa, aborda a descoberta de um menino chamado Jerome, que coleciona palavras e depois as distribui ao vento para que o mundo perceba a beleza e o significado de termos como empatia, gratidão, gentileza e respeito, entre outras.

“Quando pensamos no roteiro do episódio decidimos que tinha que ser ilustrado com desenhos de criança. Foi quando a professora Thalita Rios pensou no Pedro para ilustrar a história, pois deu aula pra ele há alguns anos”, explica a também professora Fernanda Batista.

Traços criativos

Os desenhos foram enviados para as professoras e também às apresentadoras do quadro, e a equipe transformou as ilustrações em animação para o programa. A história contou ainda com a narração do professor de inglês Sergio Corsini e de Murilo Batista, filho da professora Fernanda, para o público desenvolver conhecimentos para compreensão e apropriação da escrita de forma simples e objetiva.

“O Saberes em Casa é muito legal, eu fiquei muito feliz por receber o convite para participar do programa, saltitei pela casa toda. Escutei algumas vezes a contação de história que a professora mandou e depois fiz vários desenhos. Ao todo foram doze desenhos, além do que a professora Thalita pediu”, contou o aluno Pedro, entusiasmado com o convite.

Os traços artísticos e espontâneos fazem parte da vida do Pedro e ele já sabe o quer ser quando crescer. “Quero ser artista, fazer desenho animado, ser dublador e diretor de filmes. Antes eu já pensava em ser diretor, por causa do filme Vingadores e do (escritor norte-americano) Stan Lee, criador de grandes personagens e heróis. No ano passado aprendi no Saberes em Casa sobre stop motion, através do qual você tira diversas fotos e faz uma animação, e tem um aplicativo pra isso, é muito legal”, destacou o aluno, que também admira o artista Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica.

O resultado das ilustrações criadas a partir da literatura infantil fez sucesso no programa. A mãe do Pedro, Elaine Bovo Tavares, é professora da rede há 20 anos e atua na EPG Izolina Alves David. Ela incentiva os filhos nos estudos e sempre participa das atividades, do quadro Desafio do Dia, entre outros.

Depois dos desenhos, a história não parou por aí. A partir de uma ideia que viu nas redes sociais, Elaine mandou fazer um boneco Jerome, personagem do livro. “Decidimos dar continuidade à proposta iniciada no programa e foi feito um bonequinho do desenho, na visão do Pedro, de acordo com a imaginação dele. E deu muito certo”, contou.