Desenvolvimento da Autonomia
Clique aqui e acesse a playlist dos episódios com o quadro Desenvolvimento da Autonomia.
O quadro Desenvolvimento da Autonomia por meio do Programa Saberes em Casa está voltado diretamente à família da criança, aos professores de AEE, PEE e estagiários em articulação com a equipe escolar.
Uma boa relação entre a escola e a família é fundamental para o desenvolvimento destas atividades. Esta relação deverá transmitir à criança não só uma maior segurança, mas também organização no trabalho desenvolvido, proporcionando-lhe uma maior qualidade de vida.
Assim, é de grande importância a realização de um trabalho contínuo com os pais, paralelamente ao que é feito com seus filhos na escola, dando-lhes a oportunidade de, em casa, darem continuidade à prática das Atividades de Vida Diária.
Estas atividades não se resumem apenas aos autocuidados como a alimentação, a higiene pessoal, o vestir/despir e a mobilidade, mas englobam também elementos pedagógicos importantes para o processo de ensino e desenvolvimento do educando como concentração, coordenação motora fina, ampla, visuomotora, segmento de instrução, encadeamento das atividades, generalização, discriminação, tolerância e contagem. A ideia é proporcionar a oportunidade de aprenderem / reaprenderem a desempenhar de forma adequada e adaptada as atividades que encontram no seu dia a dia, dando-lhes o máximo de funcionalidade e autonomia, para que consigam ser o mais independentes possível.
De acordo com o QSN (p.18, reformulado em 2019)
Cada indivíduo é um ser único por suas características e vivências; cada pessoa possui uma trajetória de vida, experiências e aprendizagens. A escola, como espaço de diversidade, deve promover o respeito a todas as diferenças representadas. A construção de um currículo que favoreça práticas pedagógicas inclusivas rompe as barreiras que negam ou restringem o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos em suas singularidades e diversidades. É necessário ampliar as oportunidades de diálogo com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade, possibilitando o protagonismo do educando em todo o processo de autoconhecimento e de valorização de si, do outro e do mundo, em que se articulam as experiências de vida a novas aprendizagens, na ampliação de seu percurso formativo, tornando-o um ser de princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários, na manutenção da paz e do respeito aos direitos humanos.