Vivências na Creche
Clique aqui e acesse a playlist com todos os conteúdos do Vivências na Creche.
O Programa Saberes em Casa está de volta e de cara nova. E com ele, o “Vivências na Creche” e as Orientações e Sugestões de Atividades para a Educação Infantil de 0 a 3 anos. Tudo feito com muito carinho para nossos bebês, crianças bem pequenas, crianças pequenas e educadoras(es).
Nesta etapa da Educação Básica, a aprendizagem e o desenvolvimento se dão por meio das interações e das brincadeiras. Em outras palavras, os bebês, as crianças pequenas e bem pequenas aprendem no contato entre si, com os adultos que as cercam, em diferentes lugares, manuseando objetos variados e, principalmente brincando.
É desse universo de relações corporais, culturais e lúdicas que surge o nome: Vivências na Creche. Os pequenos são curiosos, questionadores, criativos aprendem de tudo um pouco ao: tocar, cheirar, brincar com a infinidade de materiais que estiverem ao seu alcance.
Também expressam suas emoções de diversas maneiras: balbuciando, gritando, chorando, rindo, fazendo birras. É o momento de conhecer o mundo pelo tato, pelo olfato, pelo paladar, pela audição, pelo movimento e, claro, testando os próprios limites.
Assim, é possível contribuir com o desenvolvimento das crianças de muitas formas, como por exemplo:
• cantar músicas infantis, como cantigas de roda e canções de ninar;
• brincar com os sons que saem da nossa boca, fazendo diferentes timbres e entonações de voz;
• conversar com a criança;
• de forma segura, mostrar objetos de formatos, cores, texturas, tamanhos e pesos diferentes;
• apresentar músicas com diferentes ritmos;
• expressar afeto, valorizando o toque, a conversa e o olhar;
Todos os bimestres, serão enviadas sugestões de atividades para serem realizadas em casa com as crianças. Incentivando assim, a participação e o estímulo dos familiares e responsáveis nesse prazeroso momento de aprendizagem dos pequenos.
Destacamos que algumas dessas propostas são essenciais para o desenvolvimento integral das crianças, como por exemplo: Hora da história, Vamos brincar e Chamada viva.
Vamos embarcar nessa aventura?