Além das Letras
Clique aqui e acesse a playlist dos episódios do Ensino Fundamental
O bloco Além das Letras tem como principal objetivo auxiliar as crianças dos 1º e 2º Anos, em processo de alfabetização, com seus respectivos Roteiros de Estudo e/ou Aprendizagem de Alfabetização e complementar o planejamento das professoras e professores da Rede Municipal de Ensino.
A proposta é que os educandos tenham o seu direito de aprendizagem garantido, partindo da ideia de que se apropriar dos gêneros textuais que estão a sua volta é uma forma de participar dos movimentos sociais, sejam eles literários ou que estejam a serviço da democracia. Tudo isso, levando em conta que esses educandos precisam experimentar o ato de escrever e, por isso, nem sempre escrevem de forma convencional. Fica a dica: isso é natural!
O nome “Além das letras” revela que a alfabetização não depende apenas de conhecer as letras do alfabeto ou mesmo as sílabas, mas sim de atividades diversas que permitam que as crianças pensem sobre como se escreve e assim, entendam a relação entre as letras e os sons da nossa língua. Por isso, cantigas, parlendas, jogos e brincadeiras são tão importantes quanto ouvir histórias e escrever.
É importante que as crianças se sintam livres para fazer tentativas sem o medo de “errar”. Nada de críticas ou repreensões quando escreverem ou lerem de um jeito diferente do esperado, pois ainda estão no início da alfabetização. O excesso de cobranças não favorece a aprendizagem. Vamos estimular o interesse, instigar as pesquisas e as descobertas e celebrar as conquistas, entendendo que as dúvidas e a curiosidade são excelentes ferramentas para o desenvolvimento da criança nesse processo.
É possível ajudar a criança a aprender a ler e escrever de várias formas, como por exemplo:
• lendo histórias utilizando livros ou gibis;
• mostrando os rótulos e embalagens dos produtos do dia a dia;
• mostrando o nome do produto; as letras que fazem parte do nome da criança; os símbolos que aparecem na embalagem;
• mostrando os letreiros disponíveis nas ruas: nomes das lojas, outdoors, placas de trânsito, faixas, letreiros dos ônibus etc;
• apresentando os folhetos de propaganda distribuídos nas ruas: jornais dos supermercados, folhetos de lojas e outros;
• mostrando que a escrita aparece em diferentes situações e objetos do dia a dia: lista de compras; receitas; documentos pessoais; roupas; aparelhos celulares etc.
Outra atividade importante nessa fase é desenhar. Permitam e estimulem que as crianças desenhem com carvão, com pedaço de tijolo, com pauzinho na areia, no chão, em caixas de papelão e utilizando outros materiais que estiverem disponíveis.
Vivencie momentos/eventos de letramento;
Oportunize momentos de reflexão sobre o sistema de escrita e sobre os gêneros textuais;
Incentive o registro das novas descobertas;