Musicalização Infantil
Adriana Rolin de Moraes Fernandes

Musicalização Infantil

Curso destinado a crianças de 08 a 10 anos. Este curso tem por objetivo musicalizar crianças á partir de 08 anos de idade, por meio de atividades lúdico pedagógicas que despertem que despertem o interesse pela música, desenvolvendo e melhorando habilidades de percepção, apreciação, atenção e coordenação motora e rítmica. As aulas serão ministradas para grupos de até 06 alunos agrupados entre 8 e 9 anos e de 10 e 11 anos, observando-se os protocolos de segurança da Covid-19. As aulas terão duração de 50 minutos. Não é necessário conhecimento prévio e nem possuir instrumento musical.

Contéudo Programático:

Jogos e Brincadeiras que envolvam canto, ritmos e movimentos;

Sons e silêncio;

Propriedades do Som;

Andamentos rápidos e lentos;

Alfabetização em notação musical;

Canto: Uníssono / as duas vozes e

Instrumentação

Tutor: Adriana Rolim

Flauta
Adriana Rolin de Moraes Fernandes

Flauta

Flauta

  • Curso  de Flauta doce

Objetiva inserir o aluno no universo musical: melodias, ritmos, canções e os diversos elementos sonoros, favorecendo o desenvolvimento da concentração, criatividade e sensibilidade individual e coletiva, por meio de um repertório simples e progressivo utilizando-se da notação musical e da apreciação, o aluno  possa a conhecer e valorizar tanto a música popular e  quanto a produção erudita.

Avaliação

A avaliação no curso de  Flauta Doce é processual. Nela acompanha-se o desenvolvimento de cada aluno aula após aula, valorizando seus avanços e retomando os conhecimentos quando necessário.

Culminância

A culminância se dá com recitais (presenciais ou remotos) que objetivam  reunir pais, amigos, familiares e alunos. Neles, são  apresentados parte do repertório desenvolvido durante o período de estudos.


Tutora: Adriana Rolin

Teclado
Adriana Rolin de Moraes Fernandes

Teclado

Teclado

O curso destina-se a alunos que querem aprender um instrumento de teclas até quem pretende aprimorar seus conhecimentos. O contato com o instrumento e o conhecimento teórico acontecem de forma  simultânea, assim, desenvolve-se no aluno a técnica musical, com o estudo de escalas, ritmos e acompanhamentos.  São explorados e desenvolvidos a percepção do aluno com melodias em tons maiores e menores,  que vão desde músicas folclóricas, populares brasileiras até o repertório erudito, sem esquecer a capacidade lúdica e expressiva da música.

Como ferramenta metodológica usaremos a princípio o livro Meu Piano é Divertido, volumes 1 e 2, além de peças avulsas e arranjos.

Tutora: Adriana Rolin


Trompa
Ary Junior

Trompa

O curso de trompa visa iniciar e desenvolver habilidades técnicas, expressivas, criativas e de repertório específico do instrumento. Ao longo do curso os conteúdos são didaticamente adaptados à evolução do aluno. São oferecidas aulas coletivas e individuais gratuitas. Ao fim de cada semestre, é realizado um recital em que todos os alunos do curso participam e que tem como objetivo mostrar à comunidade o resultado final do trabalho realizado ao longo do semestre.

Tutor: Ary Junior

Violão Popular
Mylson Joazeiro

Violão Popular

Violão instrumento de cordas