Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos


Programa Educa Mais é repercutido por gestores e professores da Rede Municipal



Por Bárbara Braz
Publicado em 21/08/2017
Editado em 16/01/2020, às 13:16

552 visualizações

Em apenas três semanas, a implantação do Programa Educa Mais vem agradando professores e alunos da Rede Municipal. Esse novo modelo tem por objetivo desenvolver ainda mais a aprendizagem dos alunos dos 5º anos, ampliando o período de permanência na escola de 4 para 7 horas diárias.

A proposta do período estendido é promover uma transformação efetiva na aprendizagem dos alunos, visando a construção de uma escola criativa e de qualidade social, na qual a sala de aula possa se concretizar de forma lúdica e em múltiplos espaços.

Aulas interativas

Para a diretora Márcia Bueno, da EPG Siqueira Bueno, o programa é muito proveitoso para os alunos. “Nós estamos percebendo avanços pedagógicos e os professores estão com estratégias bastante pontuais. Os pais dos alunos também nos dão devolutivas muito positivas, dizendo que esse período estendido ajuda a motivar ainda mais seus filhos a estudar”, ressalta a diretora.

Márcia explica ainda que o estabelecimento de ensino mantém parceria há alguns anos com a vizinha Escola Estadual Capitão PM Alberto Mendes Júnior. Todos os dias, uma das turmas do 5º ano visita a escola parceira para uma ação diferenciada em uma sala equipada com recursos multimídia. Nessas aulas interativas, os professores têm usado recursos diferenciados, trabalhando com vídeos e jogos.

Na última semana, os alunos tiveram uma atividade de matemática, na qual trabalharam o funcionamento do sistema monetário, utilizando panfletos de supermercados e recortes dos produtos. Com um valor fictício de R$30,00 para cada, os alunos fizeram contas de adição e subtração para não ultrapassar o valor estipulado enquanto simulavam as compras.

Trabalho com os gêneros textuais

A professora Michele Alba, da EPG Hamilton Felix de Souza disse que com o período estendido os alunos estão tendo um rendimento melhor. “Percebo que eles estão com uma facilidade maior de aprender. Eles estão bem melhores, mais ativos e gostando de chegar mais cedo na escola. Estou vendo um aproveitamento excelente.”, concluiu.

Uma das atividades propostas por ela é trabalhar a Língua Portuguesa por meio de diferentes gêneros textuais. Deles, o que mais atraiu a atenção dos alunos foi o das notícias de jornais, onde eles teriam de identificar a notícia por meio de sua leitura e depois encontrar o respectivo título.

Arte, aprendizagem e cafezinho

As turmas do 5º ano da EPG Dorival Caymmi têm aproveitado bastante o período estendido, utilizando todos lugares que a escola oferece, inclusive o “espaço experimental”, onde os alunos fazem receitas culinárias, artes, pinturas e pesquisas. Potencializando as diversas possibilidades de aprender, com foco na língua portuguesa, matemática e produção textual.

Para a professora Raquel Souza, as atividades estão bem dinâmicas. “Os alunos estão amando as aulas, estamos focando nas necessidades deles. O melhor de tudo, é que estamos sem problemas com faltas, o que mostra que eles estão felizes de virem para escola”, explicou.

Um dos projetos recentes das turmas dos 5º anos é trabalhar o empreendedorismo, utilizando diversas estratégias para criarem uma cafeteria fictícia dentro da escola. Os alunos participarão desde o início da montagem, como pesquisar valores no mercado, nome, layout, receitas, materiais, e entre outros. No final, eles terão a oportunidade de aproveitar a cafeteria, a fim de desfrutar de tudo o que eles criaram, com um café delicioso.

Aqui tem Educa Mais

A intenção da Prefeitura de Guarulhos é que a rede municipal se transforme, a partir da implantação do período estendido em todas as 141 unidades escolares. Nesta primeira fase, o programa beneficia mais de 4 mil alunos matriculados em 42 escolas, onde participam de atividades lúdicas voltadas para o ensino de língua portuguesa, matemática e produção textual. Ainda no período estendido, cada escola do programa recebe uma alimentação a mais, transporte e toda infraestrutura necessária para garantir a qualidade do ensino e do atendimento dos estudantes nesse processo.

Integram o Programa Educa Mais as seguintes escolas da Prefeitura de Guarulhos: Alfredo Volpi, Álvares de Azevedo, Amadeu Pereira Lima, Anísio Teixeira, Anselmo Duarte, Bárbara Cristina, Carlos Drummond de Andrade, Castro Alves, Cora Coralina, Crispiniano Soares, Dorival Caymmi, Edson Nunes Malecka, Evanira Vieira Romão, Eugênio Celeste Filho, Felício Marcondes, Giovani Angelini, Graciliano Ramos, Gracira Marchesi Trama, Hamilton Felix, Heraldo Evans, Inez Rizzatto Rodrigues, Jean Piaget, Padre João Alvares, Jorge Amado, José Jorge Pereira, Manoel Bomfim, Manoel de Paiva, Mario Lago, Manoel Rezende da Silva, Manuel Bandeira, Mônica Aparecida Moredo, Monteiro Lobato, Moreira Matos, Nazira Abud Zanardi, Nelson de Andrade, Pedrinho e Narizinho, Pedro Geraldo Barbosa, Perseu Abramo, Selma Colalillo Marques, Siqueira Bueno, Tom Jobim e Walter Efigênio.




Outras Notícias