Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos


Produtores de projetos aprovados no FunCultura dão dicas para interessados em se inscrever nesta edição



Por Carla Maio
Publicado em 27/11/2019
Editado em 13/01/2020, às 17:05

127 visualizações

A Prefeitura de Guarulhos prorrogou até a próxima sexta-feira, dia 29, o período de inscrições para jovens artistas de Guarulhos interessados no financiamento de seus projetos culturais por meio do novo edital do FunCultura (Fundo Municipal de Cultura). William Barbosa, Danilo Ramalho e Sergio Leal, produtores culturais que já tiveram suas propostas finalizadas, dão dicas aos novos inscritos sobre a execução de seus projetos para esta edição.

O Projeto Mãos de Ururaí – Artesanato de Bonsucesso, apresentado por Danilo Duarte na área de Artes Visuais e Memória e Patrimônio Histórico, teve como objetivo a capacitação de artesãos e produção associada para exposição e venda permanente e capacitação de jovens para a produção audiovisual.

“Considerando os critérios apresentados e que contribuíram para sua aprovação, pensaria na capacidade de formar, capacitar, dar as condições ao desenvolvimento cultural”, pontua Danilo. Para ele, o projeto não pode ser estanque à produção de uma obra, por mais incrível que ela se apresente. Como dica aos proponentes, ele diz: “Pense bem no calendário. Às vezes, a execução não é a mesma que o papel e algumas questões como prestação de contas, relatórios também tomam tempo e recurso, tenha isto bem previsto”, explica Danilo.

Na área da música Sérgio Leal apresentou o Projeto Curso Livre de Apreciação da Música Erudita Ocidental, e ofereceu um total de 18 aulas de Curso de apreciação musical, no Conservatório Municipal de Guarulhos. 

“No começo parecia complicado, mas se o proponente seguir o passo a passo e as orientações que a Secretaria de Cultura disponibiliza, verá que é bastante simples”, explica. Sergio faz referência a todo o montante de arquivos disponibilizados pela Secretaria de Cultura, essenciais para que os proponentes tenham todos os subsídios para elaborar seus projetos. Todo esse material encontra-se disponível em http://www.guarulhos.sp.gov.br/funcultura. 

O músico Willian Barbosa da Silva, guitarrista da banda de rock Carbônica, apresentou o Projeto Música na Rua, que contou com quatro apresentações em diferentes regiões da cidade: Parque Cecap, centro, Bonsucesso e São João. Além dos shows musicais com bandas da cidade e de outras partes do Brasil, que aconteceram em praças, o Projeto também ofereceu oficinas de produção artística para músicos interessados em potencializar sua carreira musical, com dicas, ferramentas e debates com especialistas sobre o cenário musical brasileiro.

“Uma dica bacana para os novos proponentes é observar os projetos que foram aprovados no passado e aprender ao máximo com essas propostas”, explica Willian, enfatizando que o compartilhamento de ideias com produtores mais experientes é fundamental. Willian também chama atenção para todos os passos do projeto, lembrando que é necessário reservar parte do valor para usar com a divulgação da proposta. “É muito importante também ficar atento à planilha da prestação de contas do fomento”, finaliza Willian.

Inscrições

Ao todo, serão treze projetos selecionados pelo FunCultura. As propostas, que têm como público-alvo jovens entre 18 e 29 anos para o desenvolvimento de seu primeiro projeto, receberão até R$10.000,00 para sua execução. Para participar, os interessados devem acessar o link http://grucultura.guarulhos.sp.gov.br/oportunidade/1383/, ler atentamente o edital e realizar a inscrição.

Essa é a 11ª edição do concurso e, desde que foi criado em 2003, já tornou realidade 113 projetos nas mais diversas áreas artísticas. Além de possibilitar aos autores a concretização de suas propostas, os projetos financiados pelo FunCultura proporcionam à população atrações como espetáculos musicais, teatrais, de dança, exposições, oficinas culturais, palestras, entre outras.

Sobre o FunCultura

O Fundo Municipal de Cultura – FUNCULTURA, vinculado à Secretaria de Cultura, foi criado pela Lei Municipal 5.947/2003 e é regulamentado pelo Decreto Municipal 22329/2003. Ele tem a finalidade de prestar apoio financeiro a projetos de natureza artístico-cultural e ao desenvolvimento de programas culturais, mediante a administração autônoma e gestão dos respectivos recursos.

Os projetos culturais são avaliados, selecionados e acompanhados pelo Conselho Diretor do FunCultura, composto por três membros eleitos entre os produtores culturais do município e três membros da Secretaria de Cultura.

Para mais informações, ligue: (11) 2087-4170, de segunda a sexta, das 8h às 17h.
 






Outras Notícias