Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos


Proponentes de projetos aprovados pela Lei Aldir Blanc em Guarulhos partilham experiências em seminário



Por Carla Maio
Publicado em 16/12/2020

550 visualizações

Ramon Marambio, Alex Popovic e Diego Dionísio, proponentes com projetos contemplados no Edital Aldir Blanc/Funcultura, foram os convidados na noite da última terça-feira (15) do Seminário Plano Municipal de Cultura 2020. O evento segue até a próxima sexta-feira (18) com oficinas no período da manhã, bate-papos à tarde e palestras à noite, conteúdo digital transmitido pelo canal oficial da Prefeitura de Guarulhos no YouTube

Carpição – Plantar e Colher Pertencimento e Ressignificação, do proponente Diego Dionísio, Festival Brasilidades, de Alex Popovic, e Circo Marambio – Festival Maromomi, de Ramon Eduardo Moreira, estão entre os 131 projetos aprovados pelo Fundo Municipal de Guarulhos, o FunCultura, contemplados com recursos federais da Lei Aldir Blanc (14.017/2020), que prevê auxílio emergencial para o setor cultural durante o estado de calamidade pública causada pela pandemia da Covid-19. Dessa forma, os recursos recebidos para execução desses projetos vão movimentar a cadeia do setor cultural e beneficiar artistas, produtores e técnicos, entre outros.

Mediados pelo secretário de Cultura Vitor Souza, os proponentes abordaram a trajetória de elaboração de seus projetos e deram detalhes sobre sua concepção e execução.

“O Seminário do Plano Municipal de Cultura é bastante diverso em seus temas. Nesse contexto, importa trazer para esse debate o percurso da chegada do decreto para auxílio emergencial ao setor cultural no Congresso e sua aprovação pelo governo federal. Economicamente falando, a cultura foi uma das áreas mais impactadas pela interrupção de suas atividades e um dos primeiros setores que se reinventou para garantir sua continuidade”, observou Vitor Souza.

Para o secretário de Cultura, o compartilhamento das experiências dos proponentes de projetos aprovados pela Lei Aldir Blanc em Guarulhos permite perceber o modo como a gestão pública dos municípios contemplados pelo recurso federal se organizou para garantir tanto o mapeamento das atividades culturais e artistas como a elaboração de estratégias para a pronta destinação dos recursos.

Os projetos

A partir de uma proposta de trabalho com mais de cem artistas da cidade, de diferentes linguagens artísticas, Diego Dionísio detalhou o modo de construção do projeto Carpição – Plantar e Colher Pertencimento e Ressignificação. Previsto para acontecer em cinco etapas, que vão desde a pesquisa ao reconhecimento de grupos tradicionais da cultura popular guarulhense, a iniciativa foca a Festa da Carpição no contexto das comemorações de Nossa Senhora de Bonsucesso.

“Por meio dos artistas envolvidos, o projeto objetiva dar visibilidade à tradição guarulhense, que será reverberada por todo o Brasil e cujo elemento central é a terra que cura, a fé, as relações entre sagrado e profano e as diferentes manifestações artísticas que impactam a vida dos envolvidos na celebração”.

Alex Popovic, proponente do Festival Brasilidades, conta que idealizou um projeto voltado à música popular brasileira. A partir de pesquisa com artistas da cidade ligados ao gênero samba, ele chegou a nomes bastante expressivos da cena musical guarulhense, sobretudo aqueles que, por meio desse trabalho, vão ajudar a resgatar inúmeras histórias que serão contadas por meio da música. “As expectativas para a realização do projeto são grandes. Ele irá impactar toda a cadeia da área de produção, tão afetada pela pandemia, e por isso é de grande responsabilidade para todos os envolvidos”, observa Popovic, enfatizando a importância da representatividade de artistas no Congresso, sem a qual não seria possível a conquista dos recursos que viabilizaram esses projetos.

Ramon Eduardo Moreira, conhecido como Marambio, idealizou o projeto Circo Marambio – Festival Maromomi, espetáculo circense de elevado nível técnico, com grande apelo popular e que possui duas temporadas, intensa programação que será oferecida entre os meses de março e abril em regiões periféricas da cidade. O festival também reverencia um dos primeiros habitantes de Guarulhos, o povo maromomi.

“O projeto foi idealizado a partir da necessidade de ter um campo de trabalho pós-pandemia, de modo a congregar outras manifestações culturais igualmente importantes. Guarulhos é uma fábrica de artistas circenses, há muitos guarulhenses nos mais importantes circos do planeta que se formaram nos projetos sociais da Escola de Circo da Cidade Seródio e ganharam os picadeiros mundo afora”, afirma Marambio.

Programação de quarta-feira

A programação do Seminário Plano Municipal de Cultura 2020 desta quarta-feira (16) segue com bate-papo sobre o Eixo II, às 11h, com o tema Infraestrutura Cultural. Logo mais, às 14h, acontece a mesa O Futuro das Escolas de Artes, encontro mediado pelo pedagogo, musicoterapeuta e coordenador do Núcleo de Inclusão Musical do Conservatório Municipal de Guarulhos, Fábio Bonvenuto, e que traz como convidados Rogério Wanderley Brito, coordenador de jurados da Liga das Escolas de Samba de São Paulo, e Helen Valadares, gestora de projetos especiais da Sustenidos, organização social que gere o projeto Guri.

No período da tarde, às 16h, o diretor do Conservatório Municipal de Guarulhos e regente das orquestras da cidade, Emiliano Patarra, faz a mediação da mesa A Realidade da Produção Artística, junto com os convidados André Cardoso, coordenador do Sistema Nacional das Orquestras Sociais do Brasil, e Flávia Furtado, diretora executiva do Festival Amazonas de Ópera e gestora cultural. No período da noite, às 19h, o secretário de Cultura Vitor Souza faz a mediação da mesa Pós-pandemia: A Cultura nas Cidades e convida Fábio Lopez, presidente da Associação de Dirigentes Municipais de Cultura (Adimc), e o secretário de Cultura de Suzano, Geraldo Garippo, cofundador da Associação Cultural Opereta em Poá, em 1994.

Na manhã de quinta-feira (17), às 9h, acontece a oficina Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas, ministrada por Darlan Cavalcanti (chefe de Planejamento e Políticas Culturais na Secretaria de Cultura de Guarulhos)

Para saber mais sobre a programação do Seminário Plano Municipal de Cultura acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/article/guarulhos-promove-seminario-virtual-sobre-o-plano-municipal-de-cultura.



Assuntos Relacionados

Cultura


Outras Notícias