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Profissionais da Educação se reúnem nas unidades escolares para o planejamento 2022



Por Bárbara Braz
Publicado em 09/02/2022
Editado em 10/02/2022, às 16:18

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Na última semana, os profissionais da rede municipal de Guarulhos se reuniram nas unidades escolares para planejamento e alinhamento das ações do ano letivo. O encontro das equipes abordou o acolhimento de novas turmas e o mapeamento sobre os educandos, suas famílias, seus saberes construídos e necessidades de aprendizagem. 

A EPG Edson Nunes Malecka, localizada no Jardim Ponte Alta, realizou o planejamento da unidade com o tema “Como planejar sem conhecer ou sem saber onde se quer chegar?”. Muito além de atravessar os muros da escola para (re)conhecer o território em que a escola faz parte, a iniciativa teve como objetivo sensibilizar o coletivo para a realidade da qual as crianças e famílias estão inseridas e principalmente perceber as potências existentes no entorno que contribuirão com o Plano de Ação Pedagógica de 2022. 

A ação foi pautada a partir dos seguintes objetivos: recepcionar e acolher o grupo escolar, apresentar os fundamentos históricos e pedagógicos da proposta da escola, conhecer o território – local em que moram as crianças matriculadas na escola, os equipamentos públicos e privados e as potências do território, e conhecer a carta de princípios da escola, articulando-a às necessidades das crianças. Participaram da ação professores, cozinheiras, funcionários da limpeza e conservação, agentes escolares, assistentes de gestão, coordenação pedagógica e gestores. 

O diretor da unidade escolar, Manoel Rodrigues, explicou que após a apresentação da equipe houve um diálogo sobre os fundamentos históricos e pedagógicos da proposta da escola, rumo à sua transformação. 

“Fomos conhecer nosso território, onde as crianças moram, como moram, a história dos locais e as potências do nosso território. Fizemos uma visita monitorada com a colaboração das vans escolares do transporte escolar gratuito. Foi um momento incrível, que trouxe inúmeros elementos para um trabalho educativo com maior qualidade social e pedagógica”, concluiu. 

Além disso, a equipe escolar conheceu as diversas comunidades nas quais as crianças matriculadas moram, as escolas municipais e estaduais, creches próprias e conveniadas, casas de acolhimento e Unidades Básicas de Saúde. Após esse momento, a equipe retornou à unidade escolar e, em uma roda de conversa, articularam o que viram e conheceram com a proposta da escola, da carta de princípios e o planejamento.



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