Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos


Exposição com desenhos de retratos revela questões sociais da região da Cracolância



Por Carla Maio
Publicado em 09/05/2022
Editado em 06/06/2022, às 8:15

720 visualizações


Retratos que revelam temas pertinentes a pautas contemporâneas como desigualdade social, saúde pública, questões de gênero, aporofobia, misoginia, diversidade racial, invisibilidade, apagamento, individualidade e coletividade. Entre os dias 13 de maio e 13 de agosto, de terça a sexta, das 9h às 17h, sábados e domingos, das 14h às 18h, o Centro de Exposições de Arte Prof. José Ismael, na Vila Galvão, recebe a exposição Invisíveis Visíveis, de Gilberto Vançan. Na abertura da exposição nesta sexta-feira, o artista recebe o público para bate-papo a partir das 18h.

Sob curadoria de Gilberto Vançan e Terê Gouvea, a mostra é composta por desenhos de retratos ao vivo, experiência artística que Vançan vivenciou por um período de cinco anos na região da Cracolândia, no centro de São Paulo. Nesse período, o artista estabeleceu contato com pessoas e situações presentes nesse território: usuários, moradores de rua, repressão policial, insalubridade, abandono social, violência, criminalidade, e toda sorte de conflitos relacionais e afetivos. 

“Descobri no desenho de retrato ao vivo uma estratégia para criar interações nesse ambiente, o que me colocou de frente com um imenso arco de angústias humanas e questões da nossa contemporaneidade”, explica.

Com a exposição no centro permanente da Vila Galvão, o artista deseja promover abertura para a reflexão e conscientização sobre aspectos urgentes e profundos da natureza humana. 

O Centro Permanente de Exposições de Arte - Prof. José Ismael fica na Praça Cícero Miranda, S/Nº, no Lago de Vila Galvão. 

Para saber mais sobre os eventos culturais que acontecem em Guarulhos, acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural.




Assuntos Relacionados

Cultura


Outras Notícias