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Estudantes da rede municipal conquistam o 3º lugar em competição de robótica



Por Danielle Andrade
Publicado em 16/08/2022
Editado em 23/08/2022, às 11:33

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Na última semana, um grupo de estudantes matriculados no 5º ano do Ensino Fundamental da EPG Inêz Rizzato Rodrigues conquistaram o 3º lugar da etapa regional na competição de robótica da Federação Internacional de Robótica - FIRA Brasil, no Centro Universitário ENIAC. A disputa na modalidade Cabo de Guerra, contou ainda com a participação das EPGs Jorge Amado, Manuel Bandeira e Padre João Álvares, que competiram pela primeira vez com escolas da rede privada de Guarulhos. A competição aconteceu na última quinta-feira (11).   

Com a vitória, a equipe formada pelos alunos Crystian Ferreira Araújo, Diogo Maurício da Silva Lucas, Douglas Emanuel Bastos de Oliveira, Isadora dos Santos Oliveira e Letícia Brito de Oliveira e Silva, acompanhada pela professora da rede municipal, Rosana de Fátima Romero,se classificou para a etapa nacional da competição. 

A ação tem como objetivo estimular os educandos ao maior contato com a ciência e a tecnologia e foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI) em conjunto com a Secretaria de Educação da Prefeitura de Guarulhos em parceria com o Centro de Inovação Tecnológica Innovation Guarulhos (Citig) e o Centro Universitário ENIAC. 

De abril a agosto, os educandos, juntamente com suas professoras, Bernardete Namur Bernardes, Taiga Fernanda Oliveira Vieira, Ediliz Aparecida Ferreira da Silva e Rosangela de Almeida Geraldo e com a Coordenadora de Programas Educacionais, Professora Fernanda Vedrossi, representante do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (DOEP), receberam formação para a participação neste evento. As equipes tiveram aulas sobre programação, montagem de protótipos e modelagem.  

As aulas são pautadas na Proposta Curricular - Quadro de Saberes Necessários (QSN) / 2019, que propõe que o uso de diversos instrumentos tecnológicos deve ser utilizado como ferramenta educativa tanto para o educando quanto para o educador. Neste sentido, oportunizar atividades com diferentes materiais enriquece o repertório dos educandos e permite que o uso da tecnologia seja significativo para o seu aprendizado. 


 

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