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Formação com professores da rede municipal tem como foco a reflexão e ação sobre a prática



Por Carla Maio
Publicado em 07/11/2022

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Na última quinta-feira (3), os participantes do curso A educação Matemática no Ensino Fundamental, oferecido quinzenalmente pela Secretaria de Educação a professores da rede municipal, vivenciaram atividades de construção de jogos com foco na reflexão e ação sobre a prática. O curso é parte da Formação Permanente, programa promovido pelo Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (DOEP), por meio da Divisão de Formação.

Para potencializar estratégias para o ensino da matemática no Ensino Fundamental, o encontro priorizou atividades práticas e complementares, que colocaram os participantes diante do desafio de construir, coletivamente, jogos matemáticos, materiais concretos que podem ser utilizados em sala de aula e que facilitam a compreensão dos alunos. 

“O encontro foi maravilhoso, como sempre. Para docentes iniciantes como eu, seria interessante também um momento de discussão sobre os jogos já existentes nas escolas, com os quais estamos habituados, e suas diversas maneiras de utilização”, observou a professora Marianne Jorge de Carvalho, da EPG Anita Malfatti. 

Além de construir os jogos, os professores também experimentaram momentos de reflexão acerca de sua utilização e sobre os níveis de dificuldades. “Isso nos deu a oportunidade de navegar pelo jogo e buscar aprendizagens diferentes”, disse Marianne.

Situações de aprendizagem contextualizadas


A construção de jogos e sua utilização como uma dentre inúmeras ferramentas para o ensino de matemática é parte do conteúdo programático do curso, que conta também com estudo do Sistema de Numeração Decimal, Jogos no Ensino da Matemática, Metodologia de Resolução de Problemas e a Sondagem Matemática, distribuídos em sete encontros presenciais.

O curso objetiva ainda ampliar, conhecer e desenvolver novas estratégias didáticas para o ensino da Educação Matemática visando o desenvolvimento dos saberes e aprendizagens dos estudantes aprofundando o conhecimento da Proposta Curricular - QSN 2019, no eixo o Educando e a Educação Matemática. 

“A ideia é que os participantes levem essas atividades para as escolas e as apliquem em sala de aula com seus educandos. Também é importante compartilhar tais práticas com outros educadores, multiplicando as aprendizagens nos momentos formativos na escola, durante a hora-atividade”, explica a Coordenadora de Programas Educacionais Gislaine Ilibio.

Para a formadora, a apropriação de saberes exige planejamento e desenvolvimento de situações de aprendizagem contextualizadas, que potencializam as reflexões ao utilizar diferentes estratégias de forma criativa e significativa. “A Educação Matemática está inserida em diversas situações cotidianas e, para que possamos fazer sua leitura e interpretação, temos a necessidade de nos apropriar de diversos saberes”.

No primeiro semestre do próximo ano, a Secretaria de Educação oferece novas vagas e cursos da Formação Permanente, disponíveis para professores da rede municipal. 


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