Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos


Biblioteca Monteiro Lobato faz indicações de obras para fomentar Dia da Consciência Negra



Por Carla Maio
Publicado em 17/11/2022
Editado em 17/11/2022, às 15:25

68 visualizações


Para fortalecer e contribuir com os debates acerca das questões sobre igualdade racial, a Biblioteca Monteiro Lobato elaborou uma seleção de obras de diferentes escritores e gêneros para celebrar o Dia da Consciência Negra. O painel com as obras está disponível para consulta e empréstimo no piso superior da biblioteca e recebe visitação até o dia 30 de novembro, de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Dentre as obras destacadas estão Pequeno Manual Antirracista, da filósofa Djamila Ribeiro, Heroínas Negras Brasileiras em Cordéis, da cordelista e poeta Jarid Arraes, Um apelo à consciência: Os melhores discursos de Martin Luther King, do ativista político Martin Luther King, entre outros.

Instituído pela lei nº 12519/2011, o dia 20 de novembro foi escolhido como Dia da Consciência Negra em menção à morte de Zumbi dos Palmares. Essa celebração objetiva trazer como reflexão a importância do povo e da cultura africana na construção do país, e evidenciar os processos de luta do povo negro contra o racismo, por ações afirmativas e de reparação.

Iniciativa da Secretaria de Cultura, a seleção de obras realizada pelos servidores da Biblioteca Monteiro Lobato integra o Projeto BML Indica e tem como objetivo a circulação de pessoas pelos espaços públicos de fomento ao livro e à leitura da cidade.

Para conhecer a programação de eventos culturais que acontecem em Guarulhos, acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural.


Galeria



Assuntos Relacionados

Cultura


Outras Notícias