Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos


Projeto da EPG Gilmar Lopes amplia repertório de brinquedos e brincadeiras para crianças



Por Carla Maio
Publicado em 30/11/2022
Editado em 02/12/2022, às 13:08

634 visualizações


Um jogo de tabuleiro e uma trilha gigante foram montados em uma sala temática interativa e convidativa, disponível a todos os alunos da EPG Gilmar Lopes. Na última semana, o encerramento do projeto Brincando e Reinventando, que aconteceu entre os dias 21 e 24 de novembro, promoveu e revelou novas aprendizagens, além de celebrar as conquistas de mais uma etapa alcançada.

Idealizado por professores de diferentes áreas do conhecimento, o projeto foi desenvolvido ao longo do ano letivo com os alunos dos 2° anos do período da tarde, e teve como objetivo ampliar o repertório das crianças em relação a brinquedos e brincadeiras.

Brincando e Reinventando também objetivou despertar a consciência e responsabilidade de todos em relação à reutilização de materiais na construção de novos objetos. Papelão, CD, tampas plásticas, papel, garrafas pets, caixas de leite e rolos de papel higiênico são alguns dos materiais utilizados na elaboração dos brinquedos. 

“Iniciamos o projeto com rodas de conversas nas quais abordamos assuntos sobre a importância do brincar e as possibilidades de fazer isso, reutilizando e transformando materiais em brinquedos. Essa ação, além de divertida, ajuda na preservação do meio ambiente”, explicou Thiago Dias, professor de Educação Física da unidade escolar.

Além de Thiago, o projeto Brincando e Reinventando também foi idealizado pelos professores Angelita Lima, de Artes, e Vagner Monteiro, de Inglês, e contou com intensa parceria da equipe escolar. 

A confecção de brinquedos como o baragandão, pião, aviãozinho de papel e diversos jogos de tabuleiro, dentre os quais Shisima, Labirinto, Pong Hau ki e Quadrado Mágico contou com a participação das crianças. “Elas participaram de forma efetiva na construção de todos os brinquedos, tanto na coleta dos materiais, quanto na confecção, cada criança fez seu próprio brinquedo, fazendo o experimento junto aos colegas na escola e tendo a possibilidade de levá-los para casa”, explicou Thiago.

Multidisciplinaridade

Na combinação de diferentes áreas para a realização do projeto, cada especialista colaborou com suas experiências e expertise no planejamento das atividades. A professora Angelita sugeriu o trabalho entre as áreas e trouxe a ideia central do projeto. 

A partir daí, os professores Thiago e Vagner agregaram ideias e valores ao projeto, trabalhando juntos desde o início, mesmo com momentos ao longo do ano em que cada um esteve em uma sala, mas sempre com o tema e objetivos entrelaçados, totalmente integrados. 

De acordo com os professores, a colaboração e parceria da equipe gestora para a realização do projeto foi essencial para a concretização do projeto Brincando e Reinventando, apoio sem o qual o projeto não teria alcançado seu objetivo principal, qual seja, o desenvolvimento integral dos educandos. 


Galeria



Assuntos Relacionados

Educação


Outras Notícias