Por Bárbara Braz
Publicado em 12/12/2022
Editado em 13/12/2022, às 11:49
Para celebrar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado no último dia 10 de dezembro, professores da rede municipal prepararam um material para fomentar interações com educandos de diferentes unidades escolares sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos. De forma remota, os docentes promoveram a gravação de vídeo colaborativo da canção Imagine, de John Lennon, música que aprofunda reflexões sobre a universalidade dos direitos civis.
A partir da perspectiva de educação integral e currículo integrado, as professoras Jane Manfredi de Língua e Cultura Inglesa, Paula Cristina Barros de Educação Física e Karin Schramm ensinaram a canção aos educandos do 5° ano B da EPG Tia Nastácia para que eles também participassem desta ação.
A gravação do vídeo integra etapa de desenvolvimento do projeto “Língua, Arte e Movimento – para além da sala de aula”, iniciativa que contou com rodas de conversa entre os alunos sobre a importância da interdisciplinaridade e das construções coletivas.
Nas rodas de conversa com os alunos surgiram questionamentos sobre a validação dos direitos civis, recortes que partiram de reflexões acerca dos versos Imagine all the people, sharing all the world, em português Imagine todas as pessoas compartilhando o mundo todo.
Currículo e exercício da empatia
O projeto também encontra fundamentos na proposta curricular Quadro de Saberes Necessários (QSN), que aborda o exercício da empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar, e promover respeito ao outro e aos direitos humanos com acolhimento e sem preconceito de qualquer natureza.
“O QSN dialoga com o artigo 7 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, segundo o qual todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei”, explica Thalita Rios, coordenadora de programas educacionais da equipe de Formação da Secretaria de Educação, que também participou da gravação.
Para a Professora Simone de Cássia Almeida, que leciona nas EPGs Mário Quintana e Padre João Álvares, o uso da canção Imagine como instrumento para debates sobre Direitos Humanos encontra forte apelo na temática, além de fácil compreensão linguística.
“Considerando as competências de língua estrangeira, a música passa uma mensagem de esperança de um mundo melhor por meio de compreensão e diálogo, além de ser facilmente reconhecida por muitos adultos e promover interações entre os educandos e seus familiares”, destacou.
Também participaram da gravação os Professores de Língua e Cultura Inglesa Sérgio Corsini, que atende estudantes nos cursos livres de Língua e Cultura Inglesa da Escola 360, e a professora Stephanie Sposito, docente das EPGs Doutor José Maurício de Oliveira, Professor José Carlos da Silva e Francisco Antunes Filho.
O vídeo está disponível nas redes sociais do English Guarulhos, nos links https://www.instagram.com/reel/Cln2mW_DfkR/?igshid=YmMyMTA2M2Y= e https://youtu.be/GhybEDmaZ2I.